A Fundação Gulbenkian distinguiu um projeto universitário que pretende conjugar a plantação de uma horta doméstica à tecnologia. A distinção integrou-se na iniciativa TecStorm, hackathon para estudantes universitários em Portugal que promove o empreendedorismo dentro e fora da JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico.

A JUNITEC apresenta-se como uma organização sem fins lucrativos que promove a valorização do estudante universitário através do desenvolvimento de uma educação empreendedora e de uma formação contínua.

Funcionando como um elo de ligação entre os estudantes universitários do IST e o meio empresarial, a JUNITEC presta serviços de consultoria, desenvolve projetos de engenharia e apoia o empreendedorismo da comunidade estudantil com vista à criação de startups.

A iniciativa compreende quatro categorias (conectividade, energia, saúde e responsabilidade social), uma das quais (a de responsabilidade social) patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O vencedor desta categoria de responsabilidade social/Fundação Calouste Gulbenkian foi para o projeto Seeds4Kids que tem por base a mencionada horta doméstica inteligente que alia tecnologia de monitorização por sensores e aplicação móvel à natureza e à sustentabilidade.

O outro projeto finalista foi o Oakey, um sistema que informa o consumidor sobre o impacto ambiental dos produtos que consome, aconselhando produtos mais sustentáveis, sugerindo compensações do excesso de carbono produzido e recompensas pela adoção de um consumo mais amigo do ambiente.

Relativamente ao projeto vencedor, a Seeds4Kids consiste numa horta inteligente para casa que alia o lado tecnológico de monitorização (através de sensores e aplicação móvel) à natureza e à sustentabilidade.

Horta com princípios básicos de agricultura sustentável

Desenhado para cultivar o interesse dos mais novos na agricultura, com foco no seu caráter educativo, o produto pretende, de forma interativa e simples, dar a conhecer os princípios básicos de agricultura sustentável, ajudando as crianças a cuidarem das suas plantas de forma divertida.

O produto é composto por um sistema de monitorização de parâmetros como humidade do solo, luminosidade e temperatura, ligados a uma aplicação móvel onde se recebem notificações sobre o estado das plantas, necessidade de regar e quantidade de água a utilizar (entre outros…). Nesta mesma aplicação, teremos uma área educativa com o objetivo de complementar com informação as ações a efetuar.

“Com este produto, pretendemos sensibilizar os mais jovens para os impactos da agricultura, criando hábitos de sustentabilidade e tornando a agricultura um setor mais apelativo para este segmento da população, de modo que seja possível no futuro modernizar esta atividade e melhorá-la, minimizando os seus impactos ambientais“, explicam os seus autores, Beatriz Soeiro, Anabela Teles e João Pestana.

Imagens da informação que a App pode transmitir

 

O protótipo que foi montado para demonstrar é constituído por um módulo de sensores (de temperatura e humidade do ar; de humidade do solo; e de luminosidade) e uma aplicação que recebe os dados transmitidos, informando o utilizador acerca das necessidades da planta.
O equipamento é colocado num vaso e, após a sua instalação, recolhe periodicamente os valores de humidade do solo, luminosidade e temperatura.

A aplicação desenvolvida foi projetada com uma interface pensada para crianças e permite ao utilizador selecionar uma planta que lhe interesse, obtendo informações sobre esse espécime, nomeadamente cuidados que necessita em termos de rega e variações de temperatura. Após selecionada a planta, é possível receber instruções de como plantá-la e, após a plantação, a aplicação começa a utilizar os dados recebidos e modo a indicar ao utilizador se a planta está a precisar de ser regada, se recebe luz suficiente e/ou está à temperatura adequada.

Artigo anteriorQuais são as instalações mais poluidoras em Portugal?
Próximo artigoDados à Prova D’Água, uma app para avaliar risco de enchentes

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of