No Welectric temos vindo a acompanhar, há bastante tempo e com muito interesse, o projeto Microlino que consiste em trazer de volta o Isetta numa versão adaptada aos nossos dias, ou seja, 100% elétrica.

O projeto foi concebido pela suíça Micro Mobility Systems (MMS) que começou por estabelecer uma parceria com a italiana Tazzari que fez os primeiros protótipos.

A Micro Mobility acabou, contudo, por vender os seus direitos de produção para a marca alemã Artega que chegou a divulgar uma imagem de um carro bolha semelhante ao Microlino, mas chamado Karolino.

Acontece que o processo de produção do Microlino/Karolino ficou parado devido às dificuldades financeiras da Artega.

Agora, o novo veículo elétrico leve baseado no Isetta parece, por fim, que chegará às ruas.

Isto porque a ElectricBrands comprou a Artega que decidiu expandir a sua gama de produtos (designadamente a gama dos modelos elétricos XBUS) com outro carro elétrico sustentável e ecológico, com um estilo retro moderno, que mais não é do que o Microlino/Karolino (ou se se preferir, o Artega Karo-Isetta

Há meses que se especulava sobre o “processo de reestruturação económica” da Artega. Agora o segredo está revelado: a ElectricBrands adquire 100% do fabricante alemão a viabiliza o “isetta EV”.

O primeiro produto sob a nova gestão será o KARO, um citadino elétrico de dois lugares, a ser lançado com um novo nome no início de 2023. Mas, independentemente do seu nome, deverá assumir o design do Microlino/Karolino.

A característica mais marcante deste modelo é a sua porta de abertura frontal (tal como o desenho original). Com apenas 2,48 metros de comprimento e 1,50 metros de largura, o veículo pode até estacionar de lado. Com autonomia de até 200 km, este elétrico “de trazer no bolso” é ideal para a condução urbana. Ao mesmo tempo, o automóvel “miniatura” pode atingir uma velocidade máxima de 90 km/h – sem emissões.

De acordo com a ElectricBrands, este pequeno veículo elétrico de estilo retro a evocar o mítico Isetta está prestes a entrar em desenvolvimento final. A homologação já foi obtida, pelo que “nada impede a produção deste ‘carro em miniatura’”, salientam os novos donos do projeto.

A ElectricBrands acrescenta que se encontra atualmente a montar as suas linhas de produção em Göttingen. No primeiro ano de fabrico do modelo, a estimativa da ElectricBrands é que um total de 30.000 carros saiam da linha de produção. Os primeiros exemplares devem ser lançados no mercado no início de 2023. A empresa também espera criar cerca de 250 novos empregos na região, à conta da fábrica de Göttingen.

ElectricBrands KARO (designação pelo qual o “novo Isetta” está a ser apelidado.

Sobre a ElectricBrands

ElectricBrands AG é um fabricante alemão de veículos elétricos com sede em Schleswig-Holstein. A empresa foi fundada em 2020 em Hesse antes de mudar a sede da empresa, em maio de 2021. O primeiro produto da ElectricBrands é o XBUS, um veículo elétrico leve da classe L7e, que já está em desenvolvimento desde 2018.

O primeiro protótipo do XBUS foi apresentado ao público global em julho de 2021. A ElectricBrands desenvolve veículos elétricos sustentáveis ​​oferecendo grande versatilidade para diferentes grupos de clientes.

As características especiais deste produto de mobilidade são a integração de células solares, o sistema modular para packs de bateria e as diferentes estruturas de módulos que o cliente pode trocar sozinho.

Artigo anteriorDados à Prova D’Água, uma app para avaliar risco de enchentes
Próximo artigoAfinal, quais são os sintomas das zonas costeiras?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of