A nova edição do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO” terá início no dia 7 de maio com a primeira etapa, o “Gaia EcoRally”, a marcar a estreia do concelho de Vila Nova de Gaia como anfitrião de uma prova deste campeonato.

O campeonato nacional conta, este ano, com seis provas que vão ser disputadas entre os meses de maio e novembro, na modalidade de regularidade e com veículos totalmente elétricos.

Depois de Vila Nova de Gaia, cuja prova se disputará entre os dias 6 e 8 de maio, o campeonato seguirá para o município de Oeiras, onde se realizará o “Oeiras EcoRally – Portugal”, nos dias 24 a 26 de junho.

Em julho, será a vez do distrito de Castelo Branco levar para a estrada o “EcoRally Proença-a-Nova”, nos dias 30 e 31.

A quarta etapa será mais uma estreia com o campeonato a disputar pela primeira vez a etapa “III Azores eRallye”, nos dias 3 e 4 de setembro, na ilha de São Miguel.

A penúltima etapa será o “EcoRally de Lisboa”, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro.

Nos dias 18 e 19 de novembro serão anunciados os campeões nacionais de 2022, na última etapa do campeonato, a “E-Rali Sharish – Alentejo Central”.

O único campeonato de desporto automóvel que recorre às energias alternativas em Portugal conta, mais uma vez, com o patrocínio global da Prio, que dá o naming ao Campeonato, tem como promotor o CCP, assenta numa forte parceria com a UVE e terá o apoio de diferentes clubes, associados da FPAK, na organização de cada uma das seis etapas.

Carlos Ferraz, responsável de Mobilidade Elétrica da Prio, salienta que “a Prio é uma empresa que, desde a sua génese, tem as energias sustentáveis como prioridade e quer continuar a apostar em todas as iniciativas que promovam novas formas de mobilidade e novas soluções de energia. Como a sustentabilidade está no seu ADN, a Prio pretende, com o apoio a esta iniciativa, sensibilizar as pessoas para a questão da mobilidade elétrica, fazendo ver que esta realidade é já uma solução para uma parte substancial das necessidades diárias das pessoas e que, para além disso, os veículos elétricos podem servir também para participar em desafiantes provas de desporto motorizado.”

“Vamos querer começar o Campeonato Nacional com um êxito desportivo”, declarou Luís Brito, responsável do clube organizador desta primeira etapa, o Road 21: Portugal Classic Association. Luís Brito, que destacou a importância do apoio do município de Vila Nova de Gaia para a realização desta prova salientou também a aposta que a autarquia está a fazer para incentivar a utilização de veículos elétricos.

Esta é a única prova do Campeonato Nacional que decorrerá na região norte do país e as inscrições podem ser efetuadas até às 18h00 de dia 3 de maio, terça-feira.

As verificações técnicas terão lugar na sexta-feira, dia 6 de maio, durante a tarde, e no sábado, dia 7, durante a manhã, no Cais de Gaia, e estão abertas ao público. Também no Cais de Gaia terão lugar ainda a cerimónia oficial da partida, às 14h15, de dia 7 e a Cerimónia do Pódio e consagração dos vencedores às 13h00, no dia 8.

Artigo anteriorPorto está entre as 100 cidades que integram projeto Cities Mission
Próximo artigoFrota da Helexia recebe distinção por desempenho energético de topo

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of