A Cisco anunciou o lançamento da App Send IT Back, uma ferramenta para a reutilização de tecnologia, de modo a facilitar e impulsionar a adesão dos seus clientes à economia circular.

Disponível na União Europeia, no Reino Unido e nos EUA, a App permite aos clientes devolver os seus produtos em fim de vida de forma simples, segura e sustentável.

Em 2019, apenas 39% dos resíduos elétricos e eletrónicos da Europa foram reciclados. No entanto, por cada tonelada de resíduos reciclados podem evitar-se duas toneladas de emissões de CO2 nocivas.

Nos últimos 15 anos, a Cisco tem estado comprometida com reduzir o seu impacto ambiental, e atualmente reutiliza e/ou recicla 99.9% dos produtos devolvidos, assegurando uma gestão responsável dos equipamentos e ajudando os clientes a cumprir os seus objetivos de sustentabilidade.

Através dos seus programas de recolha e reutilização de produtos, a Cisco recolhe o hardware dos clientes de forma gratuita e encaminha-o para a sua próxima função. Para marcar uma recolha de equipamento, os clientes necessitam apenas de descarregar a versão iOS ou Android da aplicação Send IT Back e fotografar os dispositivos que desejam devolver.

A Cisco refere que a Audi e a WWT, fornecedora de soluções tecnológicas, utiliza a App Send IT Back.

“Estamos a trabalhar para incorporar princípios de economia circular no nosso negócio e em todas as fases do ciclo de vida dos produtos. Isto inclui também a melhoria da experiência de cliente, de forma a impulsionar o aumento das devoluções de produtos para reparação e reutilização. É mais crítico do que nunca que a indústria tecnológica tome medidas para reduzir os recursos que consome e o desperdício que gera. Criar tecnologia sustentável é fundamental para alcançar o nosso objetivo de habilitar um futuro inclusivo para todos”, declara Katie Schindall, Global Director, Circular Economy da Cisco.

A App Send IT Back pode ser descarregada na Apple Store ou no Google Play.

Um design de produto que englobe desmontagem, reparação e reutilização é essencial para o sucesso das iniciativas de recolha e reciclagem da Cisco, refere a empresa que adianta ter estabelecido o objetivo de produzir, até 2025, 100% dos seus novos produtos e embalagens a partir de princípios de design circular.

Artigo anteriorDescontrolo de CO2 pode provocar extinção em massa de vida marinha
Próximo artigo“Dobradinha” para a Prio Renault Eco Team

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of