A Beko apresentou uma gama de eletrodomésticos sustentáveis ao mercado português, fabricados com materiais reciclados e biocompósitos que reduzem utilização de químicos e o consumo energético, sublinhando a missão de sustentabilidade da marca em contribuir para um impacto positivo no planeta e em dotar os lares de equipamentos ecologicamente acessíveis.

Com base no estudo “Evolução dos comportamentos sustentáveis dos Portugueses” realizado pelo Beko, é possível concluir que, no que refere a práticas de sustentabilidade, 42% dos portugueses apontam a poupança de água como a prática mais comum, seguida do consumo sustentável (24%) e da poupança de energia (23%), revelando que mais de metade (55%) dos portugueses alterou os seus hábitos de utilização de eletrodomésticos face à recente subida dos preços da energia, levando uma parte (31%) a fazer um menor uso de alguns eletrodomésticos.

No que diz respeito a consumos energéticos, o forno e o frigorífico são percecionados como os eletrodomésticos com maior consumo energético, com 32% e 25% das respostas respetivamente, levando 89% dos portugueses a assumir terem agora maior atenção à eficiência energética no momento da compra.

Os produtos frescos são os mais consumidos pelos portugueses (79%) mostrando uma clara preferência deste tipo de alimentos em relação a congelados, conservas ou comida pré-cozinhada e 64% dos inquiridos afirmam guardar as sobras das suas refeições para a refeição seguinte, revelando uma crescente preocupação perante o desperdício alimentar.

A marca está comprometida com a proteção do planeta e à semelhança de 90% dos portugueses que afirmaram ser urgente conservar o meio ambiente, segundo o inquérito que foi realizado numa amostra de 560 inquiridos, de nacionalidade portuguesa, com mais de 18 anos, de ambos os sexos, na sua maioria, pertencentes a lares com dois elementos ou mais (86%), com formação universitária (52%) e inseridos no mercado laboral (65%).

Contributo para um planeta mais saudável

As cinco categorias de produtos sustentáveis apresentadas, que visam ajudar os consumidores a reduzir o seu impacto no ambiente, incluem uma máquina de lavar roupa, uma máquina de secar roupa, um forno, um frigorífico combinado e uma máquina de lavar loiça.

Cem Baṣaral, general manager da Beko Portugal, refere: “Na Beko, somos apaixonados pela democratização da tecnologia, tornando-a economicamente acessível e garantindo que o maior número de pessoas tem acesso a ela. Queremos capacitar as gerações futuras para viverem de forma mais saudável, o que só é possível se viverem de forma mais sustentável e trabalhando para um planeta mais saudável. Ao fazer da sustentabilidade um modelo de negócio e ao integrá-la em tudo o que fazemos, ambicionamos reduzir os danos ambientais humanos, começando por ajudar os nossos consumidores, e agora também os portugueses, a equipar uma casa sustentável”.

“Toda a nossa cadeia de produção cumpre objetivos ambientais e fomos empresa neutra em carbono nas operações globais de produção em 2019 e 2021. Além disso, estamos a investir 50 milhões de dólares adicionais no desenvolvimento de soluções mais verdes, com o objetivo de alcançar as nossas metas de sustentabilidade para 2030, entre elas, a utilização de energia 100% renovável em todas as nossas fábricas.” conclui.

Nuno Costa, diretor comercial da Beko, acrescentou ainda que a empresa tem como objetivo “eliminar, até 2050, toda a pegada de carbono da cadeia produtiva”. O mesmo responsável disse ainda que a empresa tem a sua própria unidade de reciclagem e lamentou a facilidade com que se encontram os materiais necessários para reciclar. “É fácil encontrar estes produtos para reciclar. Infelizmente há muita poluição”, disse Nuno Costa.

Relativamente ao preço desta gama sustentável, Nuno Costa acrescentou ainda que “a sustentabilidade não deve ser mais cara. Por isso, esta gama não é mais cara em relação a produtos que não tenham sido produzidos de forma sustentável. Esta gama apenas tem um conjunto de características que ajudam muito a ter uma vida mais sustentável”. 

Produtos com materiais reciclados

Máquina de Lavar Roupa RecycledTub

  • Resíduos plásticos transformados numa valiosa matéria-prima alternativa;
  • Aproximadamente até 60 garrafas PET de 0,5l recicladas utilizadas nas cubas das máquinas de lavar e lavar e secar roupa de vários modelos;
  • Flocos de PET reciclados utilizados em conjunto com outros plásticos e aditivos sem afetar o desempenho efetivo das cubas;
  • Primeiro exemplo mundial deste tipo de aplicação em eletrodomésticos;
  • Redução significativa das emissões de dióxido de carbono com este novo modelo de fabricação amigo do ambiente;
  • Desde o início deste projeto em 2017, foram recicladas 58 milhões de garrafas com uma redução das emissões de CO2 de quase 2 200 toneladas.

Forno RecycledNet

  • Utiliza material sustentável feito a partir de resíduos reciclados de redes de pesca e resíduos industriais;
  • 5% de resíduos de redes de pesca e 65% de resíduos industriais utilizados em peças de plástico, tal como o plástico de decoração de portas e tampa do display;
  • 50% da cobertura interna do display do Forno BI feita de resíduos industriais.

Máquina de secar roupa RecycledDry

  • Utiliza, em média, 15% de plástico reciclado nas suas peças plásticas, incluído o reservatório de água e a tampa traseira;
  • Entre 2019 e 2020 foram recicladas 2 420 toneladas de plástico para esta finalidade.

Produtos que promovem uma alimentação mais saudável e sustentável

Frigorífico Harvest Fresh

  • A tecnologia HarvestFresh™ utiliza um sistema de 3 luzes (verde, azul e vermelho) que simula o ciclo diário da luz solar – incluindo os momentos de escuridão – com o objetivo de recriar um ambiente natural de vida para os alimentos. Desta forma, é possível otimizar a preservação das vitaminas e nutrientes nos alimentos frescos como frutas e legumes.
  • O frigorífico apresentado inclui as 3 tecnologias inovadoras BEKO no segmento de refrigeração: Neofrost HarvestFresh™ e Everfresh®. Estas promovem não só um estilo de vida mais saudável, com foco na preservação das vitaminas dos alimentos, como também mais sustentável, com soluções que evitam o desperdício alimentar e a eficiência na refrigeração. Com base na combinação destas tecnologias inovadoras este frigorífico foi distinguido como produto do ano 2022, na sua categoria, pelos consumidores.

Produtos que reduzem utilização de químicos

Máquina de Loiça AutoDose

  • A tecnologia AutoDose utiliza a quantidade certa de detergente para obter sempre pratos limpos e brilhantes;
  • Até 28% menos detergente utilizado em cada lavagem com máquinas AutoDose, para uma vida saudável num planeta saudável.
Artigo anteriorSeat lança em Portugal submarca Mó: fomos conhecer a eScooter 125
Próximo artigoCidades inteligentes são também mais seguras e sustentáveis

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of