A Kia disponibiliza o modelo Niro com três opções de motorização, um conjunto de funcionalidades e tecnologias avançadas e um “design ousado”. A marca descreve o Niro como sendo uma solução no que respeita à mobilidade elétrica, pretendendo ser “líder no mercado muito competitivo dos  Compact Utility Vehicles (CUV) de segmento C”.

Com o Kia Niro, a fabricante sul-coreana quer dar o “seu contributo na direção de um futuro mais sustentável. No desenvolvimento do novo Niro, a Kia procurou responder às crescentes exigências de consumidores com elevada consciência ambiental”, lê-se em comunicado de imprensa.

O habitáculo do novo modelo foi concebido para ser simultaneamente acolhedor e de utilização intuitiva. A experiência de condução está direcionada para o conforto, para o que contribui um melhor isolamento do habitáculo dos ruídos exteriores. Ao aumentar as dimensões exteriores do modelo em até 65 mm no comprimento e 20 mm na distância entre eixos (comparativamente à versão anterior), a Kia conseguiu criar um habitáculo espaçoso e funcional, destacando-se ainda a ampla utilização de materiais sustentáveis.

Eficiência como denominador comum

O novo Niro está disponível com as configurações de motorização híbrida elétrica (HEV), híbrida plug-in (PHEV) e 100% elétrica a bateria (BEV).

No decurso do extenso programa de desenvolvimento da nova geração, as equipas de design e engenharia da Kia aperfeiçoaram os argumentos ambientais do modelo, mantendo uma elevada eficiência no consumo de combustível, ao mesmo tempo que aumentaram a autonomia elétrica das versões PHEV e EV. Seja qual for a opção de motorização, o conjunto de melhorias e de novas tecnologias introduzidas permite usufruir das mais recentes soluções de condução amigas do ambiente.

Os novos Niro HEV e PHEV estão equipados com o eficiente motor a gasolina Kia Smartstream 1.6 GDI, que incorpora um conjunto de soluções inovadoras, concebidas para maximizar a eficiência de combustível. Aumento na pressão do sistema de injeção, alteração na relação de compressão, otimização das passagens de caixa e melhor intergação da cabeça do motor com o sistema de escape (para uma refrigeração mais eficiente) foram algumas das melhorias introduzidas que asseguram uma maior economia de combustível nas deslocações quotidianas.

Com idêntico propósito, a Kia equipou este modelo com a segunda geração da sua caixa automática de seis velocidades e dupla embraiagem (6DCT). Ao eliminar a marcha-atrás, optando por recorrer à potência do motor elétrico (e não do motor de combustão) quando este recua, o novo sistema de transmissão é agora 2,3 kg mais leve, o que permite reduzir o consumo de combustível em 0,62% nas versões HEV e PHEV. Além de ajudar a eliminar as emissões de gases de escape, este sistema também oferece passagens de caixa mais suaves e melhores prestações, tornando assim a experiência de condução mais agradável.

Entre as melhorias específicas no novo Niro PHEV, destaca-se o aumento de potência da bateria  – passando de 8,9 kWh para 11,1 kWh – que permite uma autonomia de condução em modo exclusivamente elétrico de até 65 km (de acordo com um consumo combinado WLTP e jantes de 16 polegadas), mais que suficiente para a maioria das deslocações quotidianas.

Esta versão do novo Niro assinala ainda a estreia do opcional aquecedor de alta voltagem com Coeficiente de Temperatura Positivo (PTC), com uma potência de 5,5 kWh, que permite usufruir do modo totalmente elétrico durante mais tempo em condições climatéricas frias. Com este sistema, mesmo recorrendo a energia elétrica para aquecer o habitáculo, é limitada a a necessidade de ativação do motor de combustão e obtém-se períodos de propulsão elétrica mais extensos. Os elementos cerâmicos com auto-regulação presentes no sistema permitem também um melhor desempenho do aquecimento do habitáculo quando o Modo EV se encontra ativado.

Quanto à versão 100% elétrica, destaque para o aumento significativo de autonomia, que é agora de até 460 km. Os 150 kW de potência e 255 Nm de binário disponíveis garantem uma condução de nível superior em todas as condições. O sistema de carregamento rápido permite passar dos 10 aos 80% de carga (em condições ótimas e utilizando um carregador rápido), em apenas 43 minutos.

Plataforma de alta tecnologia confere maior flexibilidade

Na base do novo Niro encontra-se a terceira geração da avançada Plataforma K, desenvolvida pela Kia, cuja arquitetura foi adaptada e aperfeiçoada para oferecer níveis de flexibilidade, performance e segurança superiores.

Além de possibilitar o acoplamento das três configurações de motorização eletrificadas deste modelo, foi desenhada para oferecer um amplo espaço interior e excelente capacidade de bagagem, tal como comprovam as cotas de habitabilidade e do espaço de carga: à frente, 1028 mm de espaço para a cabeça e 1053 mm de espaço para as pernas; já para os passageiros do banco traseiro, espaço para a cabeça de 1005 mm nas versões HEV e PHEV e de 967 mm no Niro EV. O espaço para as pernas nos bancos traseiros é de 1011 mm no Niro HEV e PHEV, e de 938 mm no Niro EV.

Já a ampla capacidade de carga do novo Niro pode chegar aos 1445 litros no HEV, 1342 litros no PHEV e 1392 litros no EV, com os bancos traseiros rebatidos. O Niro EV dispõe ainda de uma conveniente bagageira adicional de 20 litros sob o capô.

A plataforma do novo Niro conta com uma suspensão de tipo MacPherson na secção dianteira e uma suspensão multilink de quatro braços na traseira. Ao mesmo tempo, a desmultiplicação da direção foi aperfeiçoada, assegurando uma resposta mais rápida ,maior estabilidade na condução e conforto em viagem. Os engenheiros da Kia montaram ainda neste modelo um novo tipo de apoios da suspensão, dispostos em plano inclinado, que reduzem o atrito da direção e asseguram uma sensação mais natural e intuitiva ao condutor.

No domínio da segurança passiva, além da estrutura composta por múltiplas zonas de dispersão das forças de impacto, a utilização de aço de alta resistência estampado a quente aumentou em 22% em relação à geração anterior, incrementando ainda mais a resistência geral do veículo.

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