A Building Global Innovators (BGI) anuncia a abertura das candidaturas ao programa de aceleração do EIT Climate-KIC, MED ClimAccelerator, dirigido a startups tecnológicas focadas na área do desenvolvimento sustentável e das alterações climáticas.
O acelerador destina-se a projetos que já ultrapassaram a fase de ideação e se encontram no processo de entrada no mercado.
Além de apoio financeiro até 20.000 euros, ao longo do programa as startups selecionadas receberão formação de alto nível por parte de formadores e mentores especializados com vários anos de atuação no sector. A formação será concebida de acordo com a fase de desenvolvimento de cada startup e incluirá orientação na definição e na validação do modelo de negócio, apoio no planeamento financeiro e de negócios, e acesso a investidores da rede BGI.
A BGI é o parceiro responsável pela execução do programa em Portugal e um dos três parceiros regionais do Climate-KIC, uma comunidade de inovação criada pelo EIT para promover o crescimento sustentável na Europa e lidar com os desafios globais ligados às alterações climáticas.
Segundo os dados da Statista, a Europa foi responsável pela segunda maior parcela do investimento (21%) em startups focadas no combate das alterações climáticas entre o 2.º semestre de 2020 e o 1.º semestre de 2021, logo a seguir aos EUA.
“Parte destes resultados deve-se aos esforços que a comunidade do EIT Climate-KIC tem vindo a realizar nesta área, especificamente na catalisação e no fomento da inovação, através do incentivo a startups, PMEs e empreendedores individuais”, afirma Cláudia Carocha, Sustainability & Food Project Manager na BGI.
Nos últimos três anos, quase 30 empreendedores apoiados pelo EIT Climate-KIC foram destacados na lista Forbes 30 Under 30 Europe e mais de 1,6 mil milhões de euros foram angariados em investimento externo pelas startups pertencentes a esta Comunidade de Conhecimento e Inovação. Pelo 2.º ano consecutivo, o MED ClimAccelerator é gerido por um consórcio de três países parceiros do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), nomeadamente Portugal, Chipre e Malta.
O objetivo do consórcio é estabelecer um ecossistema regional de aceleração para apoiar startups de clean tech na região do Mediterrâneo, fazendo uma ponte com o Oriente Médio, o Norte da África e o Sul da Europa.
Os candidatos interessados podem submeter a sua candidatura até o dia 18 de junho através do website da BGI.
Foto de abertura de Akil Mazumder.
Deixe um comentário