O VoxPop – Pessoas, Processos e Tecnologia para a Transformação Digital é um projeto que decorre até agosto de 2023 e visa fomentar a transição digital do setor da mobilidade em Lisboa.

Um de objetivos é desenvolver análises avançadas que vão permitir dotar a cidade de informação útil para identificar oportunidades de melhorar o sistema de mobilidade e antecipar as necessidades dos utilizadores.

Um dos principais objetivos do VoxPop é promover boas práticas de partilha de dados entre organizações públicas e privadas. Uma vez que a maioria dos dados requeridos pertence às entidades parceiras, esta identificação de fontes é crucial para explorar a partilha de dados e iniciar conversas.

Os parceiros do projeto reúne a Câmara Municipal de Lisboa (líder do projeto), a EMEL, a CARRIS, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML). Este consórcio conta ainda com a participação de três empresas para atividades-chave do projeto: ARMIS, Beta-i e Deloitte Portugal. 

Desafio GIRA

Os vários parceiros do VoxPop tiveram como primeira missão identificar os desafios dentro da sua própria organização. A EMEL, empresa pública de mobilidade que gere a rede de partilha de bicicletas GIRA, percebeu que um dos desafios que enfrenta é perceber como pode melhorar esta rede. Assim, quer perceber melhorar as necessidades dos utilizadores e com isso melhorar o serviço prestado.

Atualmente, a EMEL está focada na construção de perfis de clientes com base em seus padrões de procura e utilização. A ideia é categorizar os tipos de clientes da GIRA com base nos serviços e/ou comodidades na zona envolvente das estações de bicicletas onde os clientes iniciam e terminam a viagem, bem como o padrão – quando existe – das viagens. Está também a ser considerada a acessibilidade dos transportes através da existência (ou não) de comboio, metro e autocarros, para assim definir localização de estações da GIRA e, dentro das que já existem, quais aquelas que têm melhor servem os utilizadores. Outro dos aspetos que a EMEL quer averiguar é qual o impacto das condições climáticas na utilização das bicicletas. Esta informação é importante para, por exemplo, planear as operações de manutenção do sistema.

Com base nesta análise e no perfil dos clientes, será possível decidir quanto ao plano de expansão da atual rede.

O VoxPop é financiado pelo Urban Innovative Actions um programa promovido pela Comissão Europeia que visa financiar soluções ambiciosas e inovadoras para responder a desafios das cidades. 

O VoxPop inclui a realização de uma Open Call dirigida à comunidade de inovadores, na qual uma parte significativa do orçamento do projeto – 1 milhão de Euros – será reservada para o desenvolvimento de soluções digitais que vão ao encontro das necessidades de acessibilidade e segurança das pessoas mais vulneráveis da cidade. 

Artigo anterior“Cartões na Hora”: novo produto para simplificar carregamento
Próximo artigoPolestar 2 já tem preços para Portugal

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of