A Mercedes-Benz Trucks mostrou na IFAT Munich deste ano, a principal feira mundial de gestão de água, esgotos, resíduos e matérias-primas, o eEconic, uma viatura elétrica pensada para ser usada pelos municípios.

O eEconic funciona como um chassis elétrico, em cima do qual poderão ser montadas carroçarias diferentes à medida das necessidades das autarquias.

Este camião de piso rebaixado tem um peso bruto admissível de 27 toneladas e dois motores elétricos, baseando-se no eActros para transporte de distribuição pesado.

O eEconic em testes, nestas fotos.

As baterias do modelo de produção em série eEconic consistem em três conjuntos de baterias, cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh. Com 200 km de autonomia, o camião elétrico pode cobrir a grande maioria das rotas típicas de recolha de resíduos em operação de turno único, beneficiando o conjunto também da recuperação da energia elétrica.

O sistema de informação instalado de série no eEconic fornece um fluxo contínuo de informações sobre o estado da carga, a autonomia restante e o consumo de energia atual e média em kWh por 100 km.

Carregado até 160 kW

O camião pode ser carregado com até 160 kW: três baterias precisam de pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento numa estação de carregamento rápido CC padrão com corrente de carga de 400 A.

De acordo com o fabricante, o eEconic também está pronto para uso em condições severas de inverno, tendo sido extensivamente testado pela Mercedes-Benz Trucks no Círculo Polar Ártico, onde um veículo quase em produção funcionou de forma confiável mesmo em temperaturas ambientes tão baixas quanto -25 °C.

Os engenheiros avaliaram a gestão térmica do eEconic, usando várias estações de carregamento e também simulando uma rota de coleta de resíduos.

Desde maio de 2022, a FES Frankfurter Entsorgung (Gestão de Resíduos) e a Service GmbH já usam um eEconic de produção perto de Frankfurt am Main para a recolha de resíduos municipais. O modelo tem a vantagem de poder fazer o seu trabalho durante a noite sem incomodar os moradores, devido ao baixo ruído.

Na IFAT, a Mercedes-Benz Trucks apresentou o eEconic com uma carroçaria de recolha de resíduos da Zöller: o Medium X4 22.5 Clean Drive. Essa carroçaria Clean Drive, especialmente projetada para chassis totalmente elétricos com interface de alta tensão, consiste numa caixa coletora eletrificada (capacidade de 22,3 metros cúbicos) com dois motores elétricos internos, incluindo bombas hidráulicas montadas diretamente, conversor e retificador.

Artigo anterior“Gulbenkian Carbono Azul” projeto pioneiro em Portugal lançado este mês
Próximo artigoEurofred compensa emissões com reflorestação

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of