O projeto REPLAY é um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria “Moldando um ecossistema industrial circular e apoiando o pensamento do ciclo de vida”. O projeto, liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, desenvolveu uma rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, para a transformação em novos brinquedos. Os vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022 foram anunciados durante o Festival New European Bauhaus, que decorreu de 9 a 12 de junho em Bruxelas.

O REPLAY assenta no conceito da economia circular e visa incentivar a discussão pública e política em Portugal sobre a falta de solução para a reciclagem de objetos plásticos, como os brinquedos.

Ao longo de 2021, testou um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora.

O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal para a transformação criativa num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças. O projeto pretende agora expandir-se e incluir outros municípios.

Em 2021, a plataforma de sustentabilidade AYR, desenvolvida pelo CEiiA, também foi distinguida nestes prémios, na categoria de “Produtos e Estilos de Vida”.

“Portugal reforça a sua presença na lista de países distinguidos por boas práticas que ilustram os valores de sustentabilidade, estética e inclusão da Nova Bauhaus Europeia. Somos premiados em dois anos consecutivos e em categorias diferente”, explica Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação, que acompanha (no âmbito da rede PERIN) a Nova Bauhaus Europeia.

“Esperamos que este prémio impulsione a participação nacional em iniciativas da Nova Bauhaus Europeia, que a ANI irá acompanhar e apoiar.”

Os prémios da Nova Bauhaus Europeia (NEB) reconhecem e celebram exemplos inspiradores de transformações nos espaços físicos, na nossas experiências e vida quotidiana, que integrem os três valores basilares da NEB: o belo, o sustentável e o
inclusivo.

Artigo anteriorReutilização tem de ser ainda maior: a bem da sustentabilidade
Próximo artigoElétricos e PHEV continuam a subir; veículos a gasolina e Diesel continuam a cair

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of