De 24 a 26 de junho, decorre nos concelhos de Oeiras, Mafra e Cascais a segunda etapa do “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO”. O Oeiras Eco Rally teve a sua primeira edição em 2018 e foi primeira prova completamente descarbonizada organizada em Portugal. Os carros que participam são 100% elétricos.

Esta 5.ª edição do Oeiras Eco Rally é marcada por dois recordes: o do maior número de inscritos, desde sempre, numa prova deste tipo e a presença de 16 equipas estrangeiras, entre os quais o espanhol Eneko Conde Pujana, vencedor do Campeonato FIA de Novas Energias, facto bem demonstrativo de que com rigor e persistência é possível colocar Portugal na primeira linha do automobilismo com viaturas elétricas. 

Este campeonato é o único em Portugal que recorre às energias alternativas e conta, mais uma vez, com o patrocínio global da PRIO, que dá o nome ao campeonato. Além disso, a prova tem como promotor o CCP, assenta numa forte parceria com a UVE e terá o apoio de diferentes clubes, associados da FPAK, na organização de cada uma das seis etapas.

As verificações técnicas do Oeiras Eco Rally decorrerão na sexta-feira, dia 24 de junho, e a partida, simbolizada com a corte de fita no Jardim do Palácio do Marquês de Pombal, terá lugar às 15h30. 

De salientar que o Oeiras EcoRally conta para o Campeonato FIA Internacional e, de entre as várias etapas merece particular interesse a última secção, a Super Especial Street Stage, que se disputará na manhã de domingo, dia 26, na Marginal de Oeiras, junto ao posto da Prio.

No total, o Oeiras EcoRay contará com 423 km, 208 km dos quais em especiais de regularidade, 12 special stages e a Street Special Stage, disputada por duas vezes no dia 26, de manhã. 

O Campeonato já teve uma etapa em Gaia e, depois de Oeiras, o campeonato seguirá para o distrito de Castelo Branco onde, nos dias 30 e 31 de julho, se realizará a terceira etapa, com o “Eco Rally Proença-a-Nova”.

A quarta etapa será mais uma estreia com o campeonato a disputar pela primeira vez a etapa “III Azores eRallye”, nos dias 3 e 4 de setembro, na ilha de São Miguel. A penúltima etapa será o “Eco Rally de Lisboa”, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro.

Nos dias 18 e 19 de novembro serão anunciados os campeões nacionais de 2022, na última etapa do campeonato, a “E-Rali Sharish – Alentejo Central”.

Artigo anteriorMetais pesados e contaminantes orgânicos detetados no litoral do Algarve
Próximo artigo62% dos condutores querem comprar veículos híbridos ou elétricos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of