13,5 milhões de euros para garantir segurança da rede elétrica nas faixas de vegetação

0
13,5 milhões de euros para garantir segurança da rede elétrica nas faixas de vegetação

A E-Redes vai investir 13,5 milhões de euros até ao final deste ano, em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas de gestão de vegetação junto às linhas de eletricidade, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança da rede elétrica e de reduzir o risco de incêndios florestais.

Este investimento segue-se a um outro, no valor de 14,5 milhões de euros, que a empresa operadora da rede de distribuição em Portugal continental efetuou no ano passado, em intervenções do mesmo género.

O anúncio foi feito no âmbito da IV Conferência Gestão da Vegetação, promovida pela companhia e que decorreu em Coimbra e que pode ser vista neste vídeo do Youtube aqui em baixo.

Desde 2019, a E-Redes já investiu 55 milhões de euros, no âmbito da gestão da vegetação.

Neste momento, a E-Redes realiza inspeções às linhas de Alta e Média Tensão com recurso a helicóptero e drones, equipados com tecnologia ótica de deteção remota LiDAR. Adicionalmente está a explorar a utilização de analítica sobre imagens de satélite para estimar a altura, a proximidade à rede e estado de conservação da vegetação. A E-Redes pretende também reforçar os meios de vigilância e intervenção com mais cinco drones e recurso a dois helicópteros

De acordo com a empresa, um total de 57 mil quilómetros de rede aérea foram inspecionados nos últimos três anos, recorrendo a imagens RGB, termografia e tecnilogia LiDAR.

Na Baixa Tensão está a testar a aplicação de algoritmos nas imagens que diariamente são captadas pelos veículos da E-Redes para analisar as distâncias entre a rede elétrica e a vegetação.

A E-Redes é responsável pela gestão de 179 mil km de rede elétrica aérea, 68 mil km dos quais correspondentes a alta e média tensão. Dos 28 mil quilómetros encontram-se em áreas florestais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of