A Citroën desvendou o ë-C4 X Elétrico. Na linha do Citroën C5 X, o estilo do ë-C4 X propõe um design que entrecruza, nas palavras da marca, a silhueta de um fastback com o visual de um SUV, bem como o espaço a bordo de uma berlina de quatro portas.

Os clientes do ë-C4 X 100% elétrico irão também beneficiar de uma interface de infotainment de nova geração da Citroën, denominada MyCitroën Drive Plus, uma tecnologia completa dedicada à conectividade e aos serviços conectados.

Com o seu motor de 100 kW, com uma autonomia homologada de 360 km (WLTP), o ë-C4 X posiciona-se no segmento médio, dispondo de uma bagageira de 510 litros.

O ë-C4 X será produzido exclusivamente na Europa, para todos os mercados, na fábrica da Stellantis de Villaverde, nas imediações de Madrid (Espanha), e as vendas começarão progressivamente no outono de 2022.

Com um comprimento de 4600 mm, o ë-C4 X encaixam na gama Citroën, entre o C4 de dois volumes (4360 mm) e o C5 X (4800 mm). A sua distância entre eixos de 2,67 m é idêntica à do C4 de dois volumes (ambos são baseados na plataforma CMP).

A unidade elétrica de 100 kW disponibilizando 136 cv e 260 Nm de binário, passando dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos em modo Sport, e atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 50 kWh é do tipo iões e lítio de elevada tensão (400 V).

Estão disponíveis três modos de condução – Eco, Normal ou Sport – sendo ativados pelo seletor de modo da consola central. A bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade de carga.

Tempo de carregamento

Os tempos de carregamento do modelo são os seguintes:

  • Numa estação de carregamento pública, utilizando um carregador rápido de 100 kW DC (modo 4), a bateria recarrega à velocidade mais rápida do segmento, aproximadamente 10 km/min (6,2 milhas/min), com 80% da carga a ser alcançada em 30 minutos.
  • Utilizando uma Wall Box de 7,4 kW / 32 amperes (modo 3), o carregamento demora 7,5 horas com uma alimentação de uma única fase ou apenas 5 horas com uma alimentação trifásica e um carregador (opcional) de 11 kW a bordo.
  • Em casa e para necessidades ocasionais, a bateria pode ser recarregada numa tomada standard (modo 2).

De forma a facilitar a vida aos utilizadores de veículos elétricos, a Citroën disponibiliza uma solução completa para a instalação da wall box em casa.

Infotainment de nova geração

O novo modelo beneficia de uma interface de infotainment de nova geração de Citroën, que foi estreada no C5 X.

Esta nova interface utiliza um ecrã HD de 10 polegadas e pode ser totalmente personalizada pelos clientes através de um sistema de widgets. Popularizados nos smartphones e tablets de ecrã tátil, os widgets oferecem uma forma rápida de ver as aplicações e os conteúdos no ecrã tátil do veículo.

A nova interface conta também com o reconhecimento natural de voz, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo através do comando “Olá Citroën”, e que compreende a conversação, responde às perguntas e executa os seus comandos de voz.

Este sistema é capaz de compreender 20 idiomas, fornecendo um feedback visual e respondendo a muitos comandos dos sistemas integrados no veículo, tais como a climatização, os media de áudio, serviços telefónicos e de voz conectados.

Através da gestão avançada dos perfis (Advanced Profile Management), o sistema pode armazenar até oito perfis, cada um dos quais pode ser associado a dois smartphones, identificando os dispositivos quando entrarem na viatura.

O sistema também inclui um serviço de atualização de mapas em tempo real, via TomTom, através do qual os mapas de navegação são automaticamente atualizados mensalmente, de modo a garantir que o sistema se encontra atualizado e fornece as informações mais recentes aos condutores. Este serviço está disponível gratuitamente durante três anos.

Os veículos podem receber até quatro tomadas USB para carregar facilmente um telefone ou tablet: dois na parte inferior da consola central e dois na parte de trás, para facilitar a utilização por parte dos passageiros dos bancos traseiros. Em cada caso, está instalada uma ficha USB Tipo A e outra do Tipo C.

Muitos mercados europeus – Áustria, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, mercados nórdicos, Portugal e Reino Unido – irão oferecer, em exclusivo, a versão ë-C4 X 100% elétrica, enquanto os restantes mercados da Europa, do Médio Oriente e de África irão comercializar tanto o ë-C4 X como o C4 X térmico, a gasolina ou Diesel.

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