Numa cerimónia realizada no Convento de S. Francisco na cidade de Coimbra, (uma das vencedoras do Prémio Cidades em 2021) e transmitida digitalmente nos canais do Global Media Group foram revelados os vencedores da quarta edição dos Global Mobi Awards Prio.

Os Global Mobi Awards Prio, os primeiros prémios para o setor da mobilidade inteligente, são uma iniciativa das marcas de informação Dinheiro Vivo e Motor24, do grupo Global Media e contam com um júri alargado que inclui jornalistas em representação dos mais importantes orgãos de comunicação social, para além de académicos e representantes de associações e empresas. O Welectric está representado pelo jornalista Adelino Dinis desde a primeira edição.

O júri avaliou durante os últimos meses as 43 candidaturas apresentadas nas 10 categorias a concurso, tendo escolhido aqueles que mais se distinguiram pela inovação, pelo benefício público e pela qualidade das propostas.

Nos prémios reservados a veículos, produtos e serviços, o KIA EV6 GT foi eleito como o Melhor Carro Elétrico, o Toyota Yaris Cross Hybrid como Melhor Carro Híbrido e o Hyundai Tucson PHEV como o Melhor Carro Híbrido Plug-In. 

Este ano o público foi chamado a participar numa votação eletrónica para escolher o seu preferido entre os candidatos a Melhor Carro Elétrico e a escolha recaiu sobre o Volvo C40 Recharge. A marca sueca venceu ainda o prémio Tecnologia Auto, atribuído ao sistema Volvo Google, enquanto a BMW venceu o prémio Tecnologia de Mobilidade com o seu sistema BMW E-Drive Zones.

Na categoria reservada a veículos movidos a Energias Alternativas a escolha do júri recaiu sobre um carro movido a hidrogénio – o Toyota Mirai.

Mas nem só de veículos de quatro rodas são feitos os prémios da mobilidade e por isso a scooter elétrica SEAT Mó e-scooter 125 foi a eleita na categoria Melhor Veículo LEV (Light Eletric Vehicle). 

Cidades, empresas e cidadania

Na categoria Cidades, o júri decidiu atribuir o prémio a VAMUS Algarve um novo sistema de mobilidade implementado pela AMAL (Associação de Municípios do Algarve) e pelo operador de transportes Vizur. O prémio foi entregue por Guilherme Pinheiro, CFO do Global Media Group a Daniela Serrão (em representação da AMAL) e Ricardo Afonso (em representação da Vizur).

O prémio Empresas/Organizações foi atribuído à Renault Portugal e às Aldeias Históricas de Portugal pelo seu projeto conjunto de mobilidade elétrica partilhada em Castelo Novo, onde desde há dois meses a população e os visitantes dispõem de uma frota de cinco veículos para utilizar naquela aldeia histórica do concelho do Fundão. 

A Ecomood foi distinguida com o prémio Cidadania pelo seu projeto de sensibilização pública para uma mobilidade sustentável com a Semana Europeia da Mobilidade da Amadora.

Na cerimónia da entrega de prémios, Guilherme Marques, administrador da Prio, parceira da iniciativa, sublinhou a importância destes prémios para promover as melhores práticas e produtos para descarbonização da economia e transição energética, em que a Prio também está fortemente empenhada. Guilherme Pinheiro, CFO do Global Media Group, reiterou o compromisso do grupo de media com a mobilidade sustentável em Portugal, de que os Global Mobi Awards Prio são exemplo, promovendo e estimulando a descarbonização dos transportes e uma mobilidade mais inteligente e feliz.

Artigo anteriorHelexia promove gestão inteligente dos painéis solares
Próximo artigoRock in Rio gerou mais de 150 kg de borras de café para aplicar em jardim

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of