O que é um motor na roda? É um motor elétrico integrado na roda de um veículo elétrico. Ele converte energia elétrica em mecânica, fornecendo binário diretamente à roda sem engrenagens para melhorar significativamente a eficiência.

A Lightyear é a startup que criou o Lightyear 0, modelo com um amplo sistema fotovoltaico cuja versão final foi revelada e do qual falamos aqui.

Desta feita esta empresa holandesa é, novamente, notícia devido a um outro projeto interessante.

Juntamente com a Elaphe, empresa especializada em motorizações e esquemas de propulsão de emissão zero, a Lightyear concebeu um dos motores elétricos mais eficientes do mundo, segundo a sua afirmação, já que, e novamente de acordo com a Lightyear, foi alcançada uma eficiência energética de 97% com o seu novo motor incorporado na roda, o que sisgnifica que a perda de energia pelo calor é diminuta.

Motor já instalado no Lightyear 0

A Lightyear informa que os resultados foram tão satisfatórios no que ao desempenho e eficiência diz respeito que foi montado um destes motores em cada uma das quatro rodas do Lightyear 0.

Neste desenvolvimento, o motor é colocado dentro de uma roda que a Lightyear afirma ser baseado numa modificação feita a partir de um motor Elaphe.

Atualmente, esta inovação técnica está em fase de testes, a qual levará à posterior validação do projeto e consequente produção.

Nesse cenário, este motor elétrico alojado na roda será produzido pela própria Elaphe – que, entre outras, também assinou um acordo para o fornecimento de soluções de propulsão com a Aptera – nas suas fábricas sediadas na Eslovénia.

Artigo anteriorThe Body Shop aposta em materiais sustentáveis e refill
Próximo artigoUniversidade de Coimbra desenvolve patente para converter energia armazenada nas ondas

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of