A empresa de embalagens Tetra Pak, com o apoio da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), desenvolveu o workshop “Exploração da Materialidade Tetra Pak”.

A iniciativa incentivou os alunos a explorar a reciclagem das embalagens e o design de novas matérias-primas e produtos, através da campanha “O Giro das Embalagens”.

A partir desta ação, que visava consciencializar a comunidade para a temática e relevância da reciclagem, surgiram diversos resultados criativos, como peças de roupa, jogos, brinquedos, joias e, até, folhas coloridas para embalagens de legumes e fruta.

O projeto ocorreu durante o ano letivo 2021/2022 e testou os conhecimentos e criatividade dos alunos do 3º ano do curso de Design Industrial, da ESAD.CR, através do workshop Exploração da Materialidade Tetra Pak, sobre processos criativos de reciclagem e reutilização das Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), tendo sido encorajados a desenhar e criar produtos utilitários com os materiais que as compõem: papel e finas películas de plástico e alumínio.

Esta iniciativa teve como propósito incentivar à reflexão sobre o “valor” de uma embalagem ECAL e o seu potencial de circularidade – desde a fase em que é descartada, à recolha, reciclagem, novas matérias, design e produção de produtos, até chegar novamente ao consumidor.

Os resultados do desafio ilustram a viabilidade da reciclagem. A partir de embalagens da Tetra Pak surgiram suportes para joias, jogos – como o do pião -, pulseiras, malas, casacos e tops, naquele que foi um desfile de talento por parte dos alunos da ESAD.CR.

Ao longo do workshop, os alunos testaram processos low technology e do it yourself na transformação das embalagens em novos produtos para assim contribuir para um futuro sustentável. 

Os trabalhos finais e o vídeo que ilustra os processos criativos dos alunos podem ser vistos aqui:

Esta iniciativa pretendeu sensibilizar os consumidores, criadores, marcas e indústrias sobre os processos de recolha de embalagens, com o intuito de aumentar os valores de reciclagem e explorar novas formas de reciclar as embalagens de forma criativa e atrativa.

Nas palavras de Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, “esta parceria procura ser mais um caminho para que a comunidade entenda a sua responsabilidade individual na economia circular. Consideramos o envolvimento dos jovens uma mais-valia, já que também eles têm uma palavra a dizer sobre o futuro que enquanto sociedade desejamos construir”.

Este projeto faz parte de um conjunto de iniciativas levadas a cabo pela Tetra Pak, em Portugal, para garantir a circularidade das suas embalagens e, incentivar os consumidores a reciclar as embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo, para que, assim, seja possível alcançar um aumento da taxa de reciclagem no país.

Artigo anteriorO segredo da folha em branco nos tempos da eletrificação automóvel
Próximo artigoDPD e Koiki fazem entrega com cargobikes em Lisboa