A empresa de embalagens Tetra Pak, com o apoio da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), desenvolveu o workshop “Exploração da Materialidade Tetra Pak”.
A iniciativa incentivou os alunos a explorar a reciclagem das embalagens e o design de novas matérias-primas e produtos, através da campanha “O Giro das Embalagens”.
A partir desta ação, que visava consciencializar a comunidade para a temática e relevância da reciclagem, surgiram diversos resultados criativos, como peças de roupa, jogos, brinquedos, joias e, até, folhas coloridas para embalagens de legumes e fruta.
O projeto ocorreu durante o ano letivo 2021/2022 e testou os conhecimentos e criatividade dos alunos do 3º ano do curso de Design Industrial, da ESAD.CR, através do workshop Exploração da Materialidade Tetra Pak, sobre processos criativos de reciclagem e reutilização das Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), tendo sido encorajados a desenhar e criar produtos utilitários com os materiais que as compõem: papel e finas películas de plástico e alumínio.
Esta iniciativa teve como propósito incentivar à reflexão sobre o “valor” de uma embalagem ECAL e o seu potencial de circularidade – desde a fase em que é descartada, à recolha, reciclagem, novas matérias, design e produção de produtos, até chegar novamente ao consumidor.
Os resultados do desafio ilustram a viabilidade da reciclagem. A partir de embalagens da Tetra Pak surgiram suportes para joias, jogos – como o do pião -, pulseiras, malas, casacos e tops, naquele que foi um desfile de talento por parte dos alunos da ESAD.CR.
Ao longo do workshop, os alunos testaram processos low technology e do it yourself na transformação das embalagens em novos produtos para assim contribuir para um futuro sustentável.
Os trabalhos finais e o vídeo que ilustra os processos criativos dos alunos podem ser vistos aqui:
Esta iniciativa pretendeu sensibilizar os consumidores, criadores, marcas e indústrias sobre os processos de recolha de embalagens, com o intuito de aumentar os valores de reciclagem e explorar novas formas de reciclar as embalagens de forma criativa e atrativa.
Nas palavras de Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, “esta parceria procura ser mais um caminho para que a comunidade entenda a sua responsabilidade individual na economia circular. Consideramos o envolvimento dos jovens uma mais-valia, já que também eles têm uma palavra a dizer sobre o futuro que enquanto sociedade desejamos construir”.
Este projeto faz parte de um conjunto de iniciativas levadas a cabo pela Tetra Pak, em Portugal, para garantir a circularidade das suas embalagens e, incentivar os consumidores a reciclar as embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo, para que, assim, seja possível alcançar um aumento da taxa de reciclagem no país.