EU City Facility (EUCF), um projeto de longa duração financiada pela EU que apoia municípios e autoridades locais para acelerar os investimentos em energia sustentável, abriu a 4ª chamada para receção de inscrições.

A 4ª chamada do EU City Facility apoiará o desenvolvimento de 48 conceitos de investimento, com um orçamento total de 2,88 milhões de euros.

A chamada, que está aberta até 30 de setembro de 2022, apoia cidades e autoridades locais financiando o desenvolvimento de um conceito de investimento com uma concessão fixa até 60.000 euros.

Os beneficiários selecionados utilizam a bolsa para apoiar atividades que conduzam ao desenvolvimento de conceitos de investimento, incluindo estudos (técnicos) de viabilidade, análise de mercado, análise de stakeholders, análise jurídica, económica e financeira, análise de risco, etc. que são necessárias para desenvolver o conceito de investimento.

A concessão não se destina a financiar diretamente ações no domínio da energia, mas sim a desenvolver um conceito de investimento que visa abrir portas para investimentos de acompanhamento.

Elegibilidade e candidaturas

A convocatória está aberta a todos os municípios/autoridades locais, agrupamentos, bem como entidades públicas que agregam os municípios/ autoridades locais dos Estados-Membros da EU, Estados EEE-EFTA (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e o Reino Unido.

É exigido aos candidatos ter um plano de clima e energia sustentável, politicamente aprovado e provar uma política de compromisso com o desenvolvimento do seu conceito de investimento por meios de uma carta de apoio, assinado pelo presidente da câmara ou outros representantes. Todos os detalhes sobre a aplicação encontram-se no documento oficial da 4ª Convocatória.

O prazo para submissão de candidaturas é até 30 de setembro de 2022. Toda a informação sobre a elegibilidade e o processo de inscrição on-line podem ser encontrados no documento oficial de chamada e as Orientações para Candidatos.

Os três convites anteriores do mecanismo Cidade da EU receberam mais de 600 candidaturas onde resultaram 165 beneficiários em toda a Europa e que estão agora a trabalhar nos seus conceitos de investimento.

Artigo anteriorFundação EDP promove sustentabilidade em Bairros com Energia
Próximo artigoPrimeiro Lotus elétrico já saiu da linha de montagem

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of