O Standvirtual acaba de divulgar o panorama mensal do mercado automóvel, baseado em dados disponíveis na plataforma sobre visualizações, oferta e procura, no qual analisa os principais indicadores de anúncios de compra e venda do mercado automóvel no mês de junho.

Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual, salienta o facto “o menor interesse por veículos a combustão” que se tem assistido “nos últimos meses, com o aumento da procura de carros eletrificados, que se começou a verificar mais no último ano”.

“Marcas que apostaram fortemente nesta tipologia, como a Renault, BMW e Tesla, lideram o top 3 de veículos eletrificados mais procurados. Ao mesmo tempo, mantém-se a escassez de oferta que deriva da insuficiência de produto ao nível de novos, em todos os segmentos, não existindo reposição dos usados e transformando alguns hábitos de procura dos compradores”, explica o responsável do Standvirtual.

Em junho, segundo o Standvirtual, os elétricos são a única categoria de viaturas que revela crescimento da procura de anúncios em relação ao mês homólogo de 2021. Paralelamente, o Diesel e gasolina continuam a ser das tipologias de combustível mais procuradas no mercado de usados (64% e 25%, respetivamente), no entanto com cada vez menor interesse por parte do consumidor.

Análise por tipo de combustível

  • Os veículos elétricos são os únicos que registam aumento de procura em junho face ao ano passado (+52%). No que diz respeito à oferta, verifica-se um decréscimo de -7% face ao período homólogo de 2021. No entanto, esta diminuição é menor do que em relação ao mês de maio (-18%).
  • Diesel revela decréscimo de -12% da procura face ao ano passado e gasolina desce -10%.
  • Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 10% da procura e 7% da oferta, com ligeira diminuição este mês face ao anterior.
  • Diesel (64%) e Gasolina (25%) são as tipologias mais procuradas. Em ambos os casos, a procura está abaixo da oferta de anúncios, mas com valores muito aproximados (65% e 27%, respetivamente).

Anúncios de elétricos e híbridos mais visualizados

Fonte: Standvirtual, mês de junho 2022 in Panorama mensal do mercado automóvel

Artigo anteriorHardlevel aumenta rede de reciclagem de óleo alimentar usado
Próximo artigoWhoosh, nova marca de trotinetes chega a Lisboa