Com o início da época alta das férias de Verão, no início do mês de agosto, muitas pessoas vão viajar na estrada num veículo totalmente elétrico. E muitas irão fazê-lo pela primeira vez este verão, já que, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a quota de mercado dos veículos elétricos praticamente duplicou na União Europeia no primeiro trimestre de 2022 face ao mesmo período do ano passado. Atendendo a isso, um especialista da Seat dá cinco conselhos para viajar sobre rodas elétricas este verão.

1) Planear a viagem de férias

É importante preparar-se com antecedência. Estude as rotas que vai fazer e certifique-se que sabe onde estão os postos de carregamento. “Selecione paragens ao longo do caminho, tendo em conta as necessidades de repouso do condutor e as necessidades de carregamento do veículo”, recomenda Josep Bons, responsável pelo Desenvolvimento Elétrico e Eletrónico da Seat que acrescenta: “É melhor localizar mais do que uma estação no caso da primeira opção estar ocupada ou fora de serviço”.

2) Pré-climatização do veículo

O sistema de ar condicionado de um veículo elétrico consome energia da bateria, o que significa que uma ótima gestão do ar condicionado do veículo pode resultar numa maior distância percorrida. Por esta razão, a marca espanhola recomenda que os condutores mantenham uma temperatura constante de 22ºC no interior do seu veículo.

Antes de partir, é aconselhável baixar as janelas durante alguns minutos para ventilar o veículo. Ao longo da viagem de férias, manter as janelas fechadas otimizará o sistema garantindo uma melhor performance aerodinâmica. “Baixe os vidros antes de iniciar e ligue o ar condicionado gradualmente até atingir os 22°C”, diz o engenheiro. “Esta dica vai ajudá-lo a poupar a vida útil da bateria durante a viagem”, sublinha Josep Bons.

3) Carregar completamente

“Saia de casa com a bateria totalmente carregada. No entanto, ao longo da viagem, recomendamos que o nível de carga esteja sempre entre 30% e 80%. Isto vai poupar-lhe tempo na estação de serviço, uma vez que a última fase de carregamento é a mais demorada”, diz Josep Bons.

4) Conduzir de forma eficiente

Uma condução eficiente é sempre recomendada para uma experiência de condução sustentável, mas também vai ajudar a poupar energia da bateria. “Antecipação é fundamental”, diz Josep. E acrescenta: “Aliviar o acelerador e evitar travagens bruscas ajuda a que a bateria dure mais tempo.”

5) Aproveitar ao máximo o tempo livre

“Recarregar não tem de ser aborrecido”, diz a Seat. De acordo com Josep Bons, “dependendo do carregador, [o carregamento] pode demorar apenas 20 minutos. Com carregadores lentos, levará entre 6 a 8 horas”, mas o fundamental é usufruir ao máximo deste tempo.

Dependendo da opção que seleciona e com o planeamento prévio da rota, durante a recarga pode aproveitar o tempo para saborear um gelado, passear ou passar tempo com amigos, familiares ou companheiros de viagem, indica a marca. Deixar a bateria a recarregar durante a noite, também é uma boa opção, enquanto descansa num hotel, por exemplo.

Artigo anteriorPassadeiras inteligentes instaladas no parque de estacionamento do CascaiShopping
Próximo artigoResíduos de adegas alentejanas utilizados no fabrico de plástico

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of