O CascaiShopping passou a contar com um inovador sistema de passadeiras inteligentes no seu parque de estacionamento. É o primeiro centro comercial do país a integrar esta solução inovadora que vem reforçar a segurança e visibilidade no seu espaço de circulação.

Esta funcionalidade está disponível, desde julho, em cinco passadeiras do túnel com maior tráfego no parque do centro. A passadeira inteligente consiste num sistema integrado de iluminação que combina sensores e painéis LED.

O CascaiShopping dispõe de 3.521 lugares de estacionamento.

O funcionamento é simples: as viaturas que se aproximam são detetadas por sensores térmicos de movimento. Estes vão ativar os painéis LED embutidos nas passadeiras e emitir sinais de luz ao transeunte.

Além dos painéis da passadeira, existe ainda um reforço na sinalização vertical através de um sinal LED, que avisa os condutores da presença de pedestres.

“É com muito orgulho que somos o primeiro centro comercial a oferecer esta solução, garantindo uma experiência ainda mais segura no CascaiShopping. Temos como objetivo implementar esta funcionalidade em mais duas passadeiras no Centro. Queremos e vamos continuar a trazer opções pioneiras e inovadoras aos nossos visitantes”, afirma Carla Bonito, diretora do CascaiShopping.

Em Portugal, vários municípios têm vindo a introduzir diferentes géneros de passadeiras inteligentes, casos de Cascais, Maia, Grândola, Guimarães, Covilhã, Braga, Amadora para referir alguns exemplos.

Um estudo da Road Research Laboratory, após a colocação de iluminação dedicada em passadeiras de várias cidades de Inglaterra concluiu que a boa iluminação noturna das passadeiras reduz em 47% o risco de acidentes com peões.

Artigo anteriorInvestigadores reutilizam subproduto do biodiesel em rações para peixes de aquacultura
Próximo artigoDicas essenciais para ir de férias num veículo elétrico

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of