Francis Fukuyama, economista, filósofo e escritor, considerado um dos mais influentes pensadores da ciência política a nível global, participará numa conversa com o ex-presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Vasco Rato, centrada no liberalismo clássico e contemporâneo, desconstruindo as premissas que colocam em foco a apologia de um sistema e as suas falhas. A sessão de Fukuyama, intitulada de Liberalismo e Seus Descontentes, nome do seu mais recente livro, terá lugar na manhã doa dia 2 de setembro, o segundo das Conferências do Estoril, e é antecedida por uma sessão com o atual primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses de Pina Correia e Silva, sobre o tema Democracia e Desenvolvimento, e precedida por uma conversa entre a Jornalista e Historiadora, Anne Applebaum, e Paulo Portas, Especialista em Geopolítica e Professor na Nova SBE, sobre como resistir à crescente força dos movimentos populistas que se fazem sentir no mundo. Contribui assim para a agenda Pela Paz, o grande tema em foco no segundo dia das Conferências do Estoril, que apela à união da humanidade para um futuro mais pacífico e justo, capaz de ultrapassar os atuais conflitos de guerra e instabilidade que crescem à escala global.

A intervenção na edição de 2022 dá assim continuidade à ligação de Francis Fukuyama às Conferências do Estoril, cujo trabalho de reflexão da esfera política já tinha sido reconhecido em edições anteriores. Primeiro na edição de 2011, onde falou sobre O Impacto Global da Situação no Médio Oriente, reforçando que “há um desejo universal de respeito pela dignidade individual e coletiva que se coaduna com o sistema democrático, onde há liberdade de expressão e de escolha, inclusão e cidadania”. Depois em 2015, ano em que foi reconhecido como vencedor do The Estoril Global Issues Distinguished Book Prize com o livro Ordem Política e Decadência Política – Da Revolução Industrial à Globalização da Democracia, sobre as origens, evolução e decadências das instituições políticas, considerado uma obra de referência no pensamento contemporâneo.

Já David Wallace-Wells, premiado jornalista na área das alterações climáticas e autor de A Terra Inabitável (LeYa/Lua de Papel, 2019), tomará parte numa conversa com o professor universitário e divulgador científico Carlos Fiolhais, também no dia 02 de setembro, entre as 15-17h. Uma sessão que reforça os atuais desafios que o Planeta enfrenta e que requerem cooperação global. Pelo Planeta é um dos temas centrais da edição de 2022 das Conferências do Estoril que será discutido em detalhe na manhã do dia 1 de setembro, reunindo vários oradores reconhecidos internacionalmente, como Bertrand Piccard, empreendedor e presidente da Solar Impulse Foundation (Suíça), Helena Gualinga, defensora Indígena para a Justiça Climática e Direitos Humanos (Equador), Irene Heemskerk, Chefe do Centro Europeu e Mudanças Climáticas do Banco Central Europeu (Países Baixos) e Peter Bakker, Presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Suíça), entre outros.

Sala de autores

Num plano distinto, esta parceria entre a LeYa e as Estoril Conferences inaugura a iniciativa Sala de Autores, que visa juntar escritores portugueses aos alunos da Nova SBE, através do Nova Awareness Club, na qual os estudantes irão entrevistar alguns dos mais conhecidos escritores publicados pela LeYa, estreitando as ligações entre a arte de escrever e a atualidade. É neste contexto que Rodrigo Guedes de Carvalho, que este ano está a celebrar 30 anos de carreira literária, foi convidado a participar (presença a ser confirmada nos próximos dias) numa sessão em que se invertem os papéis: serão os estudantes a fazerem as perguntas ao conhecido jornalista e escritor. A sessão terá espaço no final para um momento de autógrafos.

“Estrelas” das startups em Portugal

Ainda no âmbito desta parceria, realizar-se-á um conjunto de entrevistas dedicadas à temática das startups. Com coordenação de Ana Pimentel, autora do livro Unicórnios Portugueses (Leya/Lua de Papel, 2021) e editora na Lua de Papel, chancela do grupo LeYa, serão convidados alguns dos empresários que mais se destacaram na área do empreendedorismo. Uma das sessões mais aguardadas será a conversa com Jane Hoffer, CEO da Flow, uma startup portuguesa focada na mobilidade sustentável, e Nuno Sebastião, Co-fundador e CEO da FeedZai, uma empresa portuguesa que recorre à inteligência artificial para prevenir e detetar fraudes nos pagamentos em instituições financeiras.

“Mini” feira do livro

No contexto ainda da parceria da LeYa com as Conferências do Estoril, será dinamizada um mini-feira do livro que terá lugar no campus da Nova SBE, em Carcavelos, nos dias 1 e 2 de Setembro. Uma exposição de livros de autores de renome, que integram o programa da edição de 2022 das Conferências do Estoril enquanto oradores ou que já participaram em edições passadas.

Artigo anterior27 camiões movidos a hidrogénio entram ao serviço na Alemanha
Próximo artigoPerturbações no mercado automóvel mundial já estão a afetar fornecimento de EV em Portugal

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of