A Porsche prevê disponibilizar com a próxima geração do Cayenne a opção totalmente elétrica, no entanto, a maior novidade está no anúncio de um SUV mais luxuoso, acima do Cayenne.

O tema foi abordado durante uma atualização de estratégia do fabricante germânico. O novo modelo, que tem o nome de código K1, recorrerá a uma versão modificada da próxima arquitetura elétrica SSP (Scalable Systems Platform) do Grupo VW, com o sufixo Sport. O modelo será um rival do SUV iX da BMW e será fabricado em Leipzig.

O responsável da Porsche, Oliver Blume, explica que o plano é “adicionar um novo modelo de SUV de luxo totalmente elétrico ao nosso portfólio. Isso irá expandir ainda mais a nossa posição no segmento automóvel de luxo. Temos em perspetiva os segmentos de margens mais altas em particular e pretendemos explorar novas oportunidades de vendas dessa forma”.

Deve chegar até 2026

Esta nova versão mais cara da arquitetura abrangente do Grupo VW, a SSP deve chegar até 2026 e combinará os melhores elementos da atual plataforma MEB do Grupo VW e a configuração de PPE que deve suportar o Porsche Macan totalmente elétrico em 2024.

A ideia é que os veículos SSP mais convencionais tenham uma tecnologia de 400V, enquanto os modelos baseados na plataforma SSP Sport deverão oferecer uma base de 800V, cuja grande virtude é poder suportar carregamentos de até 350kW.

Esta base SSP Sport deverá ainda vir a ser utilizada pela Lamborghini e Bentley (eventualmente, também a Audi).

A Porsche também adiantou que as próximas gerações do Panamera e do Taycan utilizarão o SSP Sport.

Artigo anteriorEscola Electrão recolhe 269 toneladas de lixo eletrónico
Próximo artigo27 camiões movidos a hidrogénio entram ao serviço na Alemanha

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of