Poupar água é não só essencial para garantir que as gerações futuras não tenham de passar privações como também para assegurar que o valor das faturas de água não tenha grandes repercussões no orçamento mensal dos consumidores.
E embora, muitos tenham essa noção bem assente, nem sempre sabem por onde devem começar.

A Selectra – especialistas na comparação de tarifas – destaca algumas aplicações móveis (Apps) que o podem ajudar nesta tarefa de reduzir o seu consumo diário de água.

Água Consciente

Esta primeira aplicação sugerida tem o propósito de consciencializar o usuário para a quantidade de água que utiliza nas suas atividades diárias e funciona basicamente como um cronómetro.

Ao abrir a app irá deparar-se com quatro opções: “Escovar dentes”, “Lavar louça”, “Lavar roupa” e “Tomar banho” e o objetivo é que inicie a contagem a partir do momento em que começa a realizar qualquer uma destas tarefas, até ao momento em que a finalize, para ter a perceção de quanto tempo gasta diariamente nestas atividades e quanto é que isso equivale em litros de água.


Fake A Shower

“Para quem tem ‘bexiga tímida’, ligar a água enquanto utiliza a casa de banho em locais públicos não é de estranhar. No entanto, apesar de esta ser uma solução que ajuda nesse sentido, não é de todo a mais sustentável ou económica, e por isso é que aplicação Fake a Shower é tão útil nestes momentos! Ao simular barulhos realistas de água a correr, esta app serve como alternativa à abertura da torneira e no final, mostra-lhe ainda quantos litros de água conseguiu poupar ao ter recorrido à aplicação”, refere a Selectra.


MOBII Minha Conta

Se não tem ideia de quantos litros gasta mensalmente, esta app ajuda-o a fazer essa gestão e a evitar o desperdício. Para isso basta verificar o contador regularmente e apontar os valores na aplicação, com o propósito de avaliar se o consumo que está a ter é regular ou se existe alguma fuga, e também de perceber qual a melhor maneira de utilizar este recurso para que o consumo seja mais eficiente.


Desafio Ambiental

Caso queira ir mais além e pretenda mudar mais alguns hábitos de consumo para que o seu nível de poupança seja ainda maior, o “Desafio Ambiental” é uma aplicação interessante. Ao utilizar esta app pode ter acesso a notícias diárias sobre o ambiente, a qualidade do ar e água, e ainda a alguns truques em forma de desafio que o ajudam a fazer um uso mais eficiente dos recursos do planeta.


Outras dicas para economizar água

  • Coloque as máquinas a lavar apenas na carga completa e no modo eco.
  • Deite o lixo diretamente no caixote da casa de banho e poupe entre 7 a 15 litros.
  • Não cozinhe em panelas demasiado grandes para não utilizar mais água do que aquela que
    precisa.
  • Aproveite a primeira água do duche para regar as plantas ou lavar o chão.
  • Instale um compressor redutor de caudal nas torneiras e poupe até 80% de água.
Artigo anteriorNestlé reforça frota com 66 viaturas elétricas
Próximo artigoNúmero significativo de produtos pode ter impacto negativo na saúde e ambiente

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of