IA é importante no combate às alterações climáticas

0
IA é importante no combate às alterações climáticas

A consultora BCG, em parceria com a AI for the Planet Alliance, realizaram um inquérito, a 1.005 líderes privados e públicos que trabalham com a área do clima e das alterações climáticas. Participaram neste estudo 14 países, como por exemplo, China, França, Alemanha, África do Sul, Espanha, entre outros.

O inquérito realizado originou o relatório “How How AI Can Be a Powerful Tool in the Fight Against Climate Change” no qual se verifica que apenas 43% das organizações consideram recorrer a inteligência artificial (IA) na estratégia climática das suas empresas.

Há três indústrias identificadas como as que têm maior potencial para integrar soluções de IA, nomeadamente bens industriais (53%), setor público (48%) e o setor automóvel (44%).

A IA é uma oportunidade para mitigar as alterações climáticas, ajudando a medir as emissões a um nível mais macro e mesmo micro, reduzir as emissões e os efeitos dos gases com efeito de estufa. A experiência da BCG comprova que a utilização de IA no processo de medição e remoção dos GEE pode conduzir a reduções de 5% a 10% das emissões equivalente a 2,6 a 5,3 giga toneladas de CO2 globalmente.

A IA pode ser aplicada para melhorar a previsão de algumas consequências das alterações climáticas, como por exemplo subida do nível da água do mar, prever ocorrência de furacões e outros fenómenos da Natureza.

Por fim a inteligência artificial pode ainda ser utilizada para incentivar a mudança, educar a sociedade, quer por meio de ferramentas personalizadas para estimar a pegada de carbono de cada indivíduo ou fazer recomendações para compras sustentáveis.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of