A Xiaomi revelou oficialmente o estado de desenvolvimento do Xiaomi Pilot Technology, a sua tecnologia de condução autónoma, na primeira atualização de I&D e de profissionais, desde que anunciou a sua entrada no segmento dos veículos elétricos inteligentes em março de 2021.
A empresa planeia investir mais de 475 milhões de euros na primeira fase de I&D da sua tecnologia de condução autónoma e estabeleceu uma equipa com mais de 500 profissionais.
No final do ano, espera-se que a equipa continue a crescer para mais de 600 pessoas.
Desde que anunciou a sua entrada na indústria dos veículos elétricos inteligentes, a Xiaomi tem permanecido empenhada em entrar no campo da condução autónoma.
Uma série de aquisições e investimentos estratégicos em empresas upstream e downstream permitiram também à Xiaomi desenvolver as suas capacidades industriais a médio e longo prazo no domínio da condução autónoma.
A empresa salienta que está empenhada em desenvolver as suas capacidades industriais estratégicas a médio e longo prazo, investindo mais de 285 milhões de euros em mais de dez empresas upstream e downstream no domínio da condução autónoma. Estas empresas cobrem uma variedade de categorias, tais como sensores, atuadores, controladores de domínio e mais.
Durante a conferência de imprensa, a Xiaomi lançou também um vídeo ao vivo de um teste rodoviário da sua tecnologia de condução autónoma, demonstrando os seus algoritmos avançados e a capacidade para lidar com uma lista abrangente de cenários.
Nesse vídeo de demonstração, o veículo de teste da Xiaomi mostrou uma condução assistida precisa, segura e inteligente em múltiplos cenários, incluindo curvas em U, rotundas e descidas.
“A tecnologia de condução autónoma da Xiaomi adota uma abordagem full stack autodesenvolvida e o projeto fez progressos para além das expectativas”, referiu Lei Jun, fundador, presidente e CEO da Xiaomi.
Lei Jun mencionou também que a Xiaomi planeia criar uma frota de 140 veículos de teste na primeira fase do seu desenvolvimento tecnológico de condução autónoma. Estes serão testados individualmente a nível nacional, com o objetivo de se tornarem líderes da indústria de VE inteligente em 2024.
A dimensão da equipa dedicada à condução autónoma excede agora os 500 colaboradores.
“Desde a sua criação oficial no ano passado, a equipa de condução autónoma da Xiaomi tem atraído muitos profissionais de topo da indústria”, refere a empresa que acrescenta que atualmente, o departamento de 500 membros incorpora 50 especialistas da indústria e uma equipa com uma formação de topo, com mais de 70% a possuir mestrados ou doutoramentos.
Os membros principais da equipa têm experiência de trabalho para empresas no campo da Inteligência Artificial (IA). “Os seus conhecimentos profissionais abrangem todas as áreas necessárias para desenvolver a tecnologia de condução autónoma autodesenvolvida da Xiaomi, incluindo sensores, chips, algoritmos, simulações, cadeia de ferramentas, plataforma de dados e muito mais”, adianta o fabricante chinês.
Equipas dentro da Xiaomi
Para além de utilizar recursos internos, a equipa da Xiaomi Auto também recebe um forte apoio de várias outras equipas dentro da Xiaomi, tais como a Xiaomi AI Lab, a equipa XiaoAi AI Assistant, e a equipa da Smartphone Camera.
A Xiaomi adquiriu totalmente a startup de tecnologia de condução autónoma Shendong Technology, com o objetivo de melhorar os seus conhecimentos tecnológicos de condução autónoma e a sua reserva de talentos.
Com ênfase no estacionamento, a equipa de condução autónoma da Xiaomi anunciou uma solução inovadora de estacionamento automático que abrange cenários como “lugares de estacionamento reservados“, “estacionamento com arrumador autónomo” e “carregamento automático com braço robotizado“.
No futuro, serão disponibilizados outros serviços de estacionamento, e, com o objetivo de cumprir as leis e os regulamentos nacionais relevantes, será acrescentada uma mistura de características de IA e de serviço orientado.