Nos meses de junho e julho, ocorreram em Portugal uma média diária de 50 assaltos, segundo números avançados esta semana pelo Jornal de Notícias. A SPC, empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de produtos smart, preparou uma lista de sugestões para manter a casa segura durante a ausência de férias, recorrendo a dispositivos IoT (Internet of Things).

Central de segurança IoT

A instalação de um sistema de segurança próprio, flexível, que inclui central, sensor de portas/janelas e sensor de movimento, capaz de o notificar para o seu telefone representa uma ferramenta de segurança útil. O SPC Interceptio, por exemplo, dá-lhe a informação em tempo-real através de alertas móveis dos movimentos produzidos na sua casa, independentemente do tamanho, uma vez que é ampliável até 50 sensores.

Conjunto de segurança inteligente via Wi-Fi

Outra opção, igualmente eficiente e inteligente são os conjuntos de segurança inteligente Wi-Fi normalmente compostos por sensores de portas e janelas, de movimento. O da SPC, o Smart Sensor Set, inclui ainda gateway baseado na tecnologia Zigbee, especialmente concebida para dispositivos IoT e que oferece um tempo de resposta mais rápido para receber notificações mais imediatas e melhorar a sua segurança. Possui app de telemóvel e capacidade até 50 dispositivos.

Mantenha uma luz de presença

Convém não comunicar o tempo que estará ausente, nem manter a casa sem movimento. Se tiver lâmpadas inteligentes poderá controlar as luzes à distância e ligá-las/desligá-las a horas diferentes. Desta forma, garante algum movimento em sua casa e a sensação de que estão pessoas em casa. Além de poder controlar as luzes remotamente, também pode, antecipadamente, programá-las para diferentes horários, durante o período da sua ausência.

Tomadas inteligentes

Pode ir mais além, e ligar a sua televisão ou rádio a uma tomada inteligente e também controlar remotamente estes equipamentos, ligá-los e desligá-los a horas específicas, de forma a simular presença em casa. De igual forma, poupa se aproveitar e desligar remotamente os eletrodomésticos que não necessitam estar ligados à corrente.

Câmaras de vigilância

Úteis durante todo o ano, seja na sua ausência para trabalhar, em viagens de trabalho, ou de férias, as câmaras de vigilância dão-lhe um descanso extra. “São os seus olhos e ouvidos na sua ausência. Permitem ver o seu animal doméstico, a sua criança, ou na sua ausência de férias, verificar a casa caso tenha algum alerta de intrusão”, refere a SPC.

Instale antecipadamente e controle através do seu telemóvel. Verifique se as luzes se acenderam e apagaram nas horas que programou, se está tudo em ordem. Se as colocar no exterior, pode controlar os movimentos à sua porta, ver até quem tentou contactá-lo em casa ou deixar-lhe alguma encomenda.

Artigo anteriorNova geração Kia e-Soul já está em Portugal
Próximo artigoBMW M1 elétrico? Fabricante não descarta possibilidade

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of