Maxim Manturov
Maxim Manturov
Head of Investments Freedom Finance Europe*

O isolamento económico da Rússia é outro fator a ter em conta: devido às sanções internacionais, os maiores importadores de petróleo russo começaram a procurar formas de minimizar ou mesmo abandonar completamente o consumo proveniente da Rússia para evitar o financiamento ao seu exército. As companhias de seguros recusam-se em massa a segurar o transporte do petróleo russo e os portos europeus estão fechados a ela. Considerando que antes da guerra a Rússia abastecia o mercado com 11 milhões de barris por dia, ou 11% do consumo global diário médio em 2021, os analistas estimam agora que a Rússia fornece apenas 7 milhões barris por dia, ou seja, 7% da média do consumo global diário de 2021. Esta situação leva à escassez em certos mercados e, por conseguinte, a preços mais elevados para o petróleo e seus derivados.

O preço do petróleo como motor da transformação industrial automóvel

0
0

Desde o ano passado, os preços da energia, incluindo o petróleo, subiram fortemente motivado pelo alívio dos estados às restrições de quarentena da pandemia, assinalando o início de uma recuperação económica. Sabemos que qualquer recuperação económica é acompanhada por um aumento da procura de combustível, que faz subir o seu preço. No entanto, em 2022, uma série de fatores adicionais vieram juntar-se à principal razão para o aumento dos preços do petróleo. 

Foram eles a componente especulativa: o nível da procura deste recurso (tanto atual como projetado) aumenta constantemente, e o preço da oferta começa a subir mais rapidamente do que na realidade a procura sentido no mercado.

O isolamento económico da Rússia é outro fator: devido às sanções internacionais, os maiores importadores de petróleo russo começaram a procurar formas de minimizar ou mesmo abandonar completamente o consumo proveniente da Rússia para evitar o financiamento ao seu exército. As companhias de seguros recusam-se em massa a segurar o transporte do petróleo russo e os portos europeus estão fechados a ela. Considerando que antes da guerra a Rússia abastecia o mercado com 11 milhões de barris por dia, ou 11% do consumo global diário médio em 2021, os analistas estimam agora que a Rússia fornece apenas 7 milhões barris por dia, ou seja, 7% da média do consumo global diário de 2021. Esta situação leva à escassez em certos mercados e, por conseguinte, a preços mais elevados para o petróleo e seus derivados.

Por outro lado, os poderes monopolistas dos países membros da OPEP e as alianças OPEP e OPEP+ dos países exportadores de petróleo têm todas as características de um cartel, um tipo de monopólio proibido pela lei anti-monopólio. Enquanto um único Estado tem os meios para impedir a formação de cartéis por uma empresa, a comunidade internacional não tem tais meios face a um grupo de países ricos e independentes. Como os preços elevados do petróleo beneficiam os países exportadores, estes não compensaram a escassez de petróleo russo no mercado, aumentando proporcionalmente a sua própria produção. É o poder monopolista dos países produtores de petróleo que constitui o principal obstáculo à queda dos preços médios anuais do petróleo a longo prazo.

Como consequência dos fatores acima referidos, o preço do Brent petróleo atingiu $127,98 por barril em março de 2022, e, teoricamente, poderá subir ainda mais, ultrapassando o pico de 147,5 dólares por barril.

Com isto em mente, o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, que são não só mais limpas, mas também mais baratas, está a ganhar peso na transformação a indústria automóvel. Os consumidores estão também a começar a orientar-se para produtos que utilizam matérias-primas mais baratas e de energia “verde”.

*Editor: A Freedom Finance Investment Company é uma empresa de investimento fundada em 2008 pelo empresário russo baseado no Cazaquistão, Timur Turlov. Após a invasão da Ucrânia e às sanções aplicadas à Rússia, Turlov tornou-se cidadão do Cazaquistão e renunciou à nacionalidade russa. A Freedom Holding vendeu entretanto os seus ativos e negócios na Rússia, continuando a sua atividade nos restantes mercados onde está presente, sobretudo nos Estados Unidos, Europa e Cazaquistão.

Foto de destaque por Lenny Kuhne

Artigo anteriorCarregamento portátil Juice + Booster 2 chega à América do Norte
Próximo artigoElétrico com mais de 1200 cv revelado pela Lucid Motors

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of