De acordo com o responsável de Meio Ambiente da Direção de Organismos Internacionais do Ministério de Relações Externar do Panamá, Bolívar Cañizares, todos os anos 11 milhões de toneladas métricas de plástico acabam no mar, o representa 85% do lixo marítimo.
O mesmo responsável, num artigo que escreveu, adiantou que a primeira sessão de um Grupo de Trabalho da ONU para negociar u tratado internacional para enfrentar a poluição dos plásticos está agendada para novembro. Este grupo de trabalho tem o objetivo de “assumir um compromisso de promover medidas de cooperação nacionais e internacionais para reduzir a poluição do meio ambiente, sobretudo com plásticos”.
“Se não forem tomadas medidas adicionais, em 2025 haverá 150 milhões de toneladas de plástico a flutuar nos oceanos”, advertiu Bolívar Cañizares. O mesmo responsável considerou ainda que “o Panamá terá um papel importante nesta negociação por ser um dos poucos países da região que tem uma normativa nacional de redução do plástico e planos de ação sobre a recolha do lixo marítimo”.
Uma união dos vários países permitirá reduzir em 80%, no ano de 2040, o volume de plástico que acaba nos oceanos e em 55% a produção de plástico virgem.
O artigo foi escrito por ocasião das negociações das Nações Unidas sobre o Alto Mar que se assinalam dia 26 de Agosto em Nova Iorque.