A Polestar celebrou um acordo plurianual que visa o fornecimento de baterias e sistemas de carregamento à Candela, uma empresa sueca de barcos elétricos com hidrofólios. “O acordo assinala uma das primeiras colaborações direta a nível mundial em matéria de tecnologia de baterias entre empresas das indústrias automóvel e marítima”, refere a Polestar.

O fornecimento de baterias e sistemas de carregamento a uma entidade terceira, o que acontece pela primeira vez com a Polestar como fabricante EV, assinala o início de uma parceria que se pretende maior entre a Polestar e a Candela, com ambas as empresas apostadas em explorar novas oportunidades de colaboração futura.

A Candela é uma empresa sueca de barcos elétricos cuja missão é acelerar a transição para lagos e oceanos livres de combustíveis fósseis. Utilizando hidrofólios guiados por computador – asas subaquáticas que elevam o casco acima da superfície, assim evitando a fricção da água – os modelos da Candela usam até menos 80% de energia a elevadas velocidades por comparação com os barcos a motor tradicionais.

Utilizando hidrofólios guiados por computador que elevam o casco acima da água, os barcos elétricos da Candela “voam” sobre a superfície e utilizam até menos 80% de energia a altas velocidades por comparação com os barcos a motor tradicionais.

A Candela foi fundada em 2014 pelo engenheiro Gustav Hasselskog e apresentou o seu modelo de produção, o Candela C-7, em 2019. Com uma autonomia de 50 milhas náuticas a 20 nós, o C-7 bateu vários recordes mundiais para os barcos elétricos. A produção limitada de 32 unidades terminou em 2021.

Em 2021, a Candela lançou um modelo maior e de grande volume, o Candela C-8, que foi projetado para expandir a utilização dos barcos elétricos. Com capacidade para 8 passageiros, tem uma autonomia de 50 milhas náuticas a 22 nós e uma velocidade máxima de 30 nós.

Em 2022, a Candela irá lançar o táxi náutico Candela P-8 Voyager e o ferry elétrico P-12, embarcações comerciais que estarão equipadas com a tecnologia de hidrofólios elétricos.

Thomas Ingenlath, CEO da Polestar, refere: “Estou fascinado com a forma como os barcos da Candela deslizam de forma elegante e eficiente pela água ou, melhor dizendo, sobre a água – é a prova inegável de que a tecnologia sustentável pode proporcionar uma estética magnífica e experiências modernas. Para a Polestar será fantástica participar em projetos futuros com a Candela mediante o fornecimento de uma parte essencial para a propulsão inovadora dos seus barcos. Na qualidade de fornecedor de baterias à Candela, podemos ajudar a promover a transição para oceanos e lagos mais limpos e um transporte marítimo eletrificado”.

Gustav Hasselskog, CEO da Candela, acrescenta: “A Polestar é um parceiro de sonho. A eletrificação dos automóveis evoluiu muito ao longo dos últimos anos, mas o setor marítimo tem ficado para trás. Casando a nossa eficiente tecnologia de hidrofólios com as baterias de elevada capacidade da Polestar, podemos acelerar a adoção dos barcos elétricos por parte do mercado de massas”.

Artigo anteriorElétrico com mais de 1200 cv revelado pela Lucid Motors
Próximo artigoPlástico representa 85% do lixo marítimo

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of