A Otovo, plataforma digital de instalações solares e baterias residenciais, chega ao mercado português. A Otovo é a primeira empresa no mercado a oferecer a possibilidade de subscrever a energia solar como um serviço, ao lançar um modelo de subscrição mensal, sem necessidade de investimento inicial.

Numa altura em que o mercado enfrenta uma crise energética global com preços crescentes, a Otovo democratiza o acesso ao consumo de energia solar residencial, acelerando a tão necessária transição energética.

Além de poderem adquirir o equipamento solar na sua totalidade, os consumidores podem optar pelo modelo de subscrição mensal, através do qual têm a possibilidade de aceder à energia solar nas suas casas, sem a necessidade de um investimento inicial, mas com a opção de adquirir o sistema em qualquer altura numa data posterior.

Desta forma, os consumidores podem poupar na sua fatura energética desde o primeiro mês, com uma garantia da Otovo sobre o equipamento e a instalação durante toda a duração da subscrição. O objetivo é que o cliente seja capaz de aumentar o seu autoconsumo tanto quanto possível ao tornar-se menos dependente da rede e da volatilidade dos preços da eletricidade.

Portugal é o décimo país a receber a empresa norueguesa, cotada na Euronext Growth com uma capitalização de mercado de cerca de 350 milhões de euros.

Plataforma sem complicações para consumidores e instaladores

Na plataforma Otovo, os clientes podem introduzir a sua morada e confirmar o telhado para ter acesso a uma primeira oferta e às poupanças estimadas.

A tecnologia da Otovo irá analisar o potencial do telhado sem a necessidade de uma visita a casa, e irá encontrar o melhor preço e instalador para o cliente, com base num processo de licitação automática entre os instaladores disponíveis.

No modelo de compra única, a Otovo oferece uma garantia de 5 anos para instalações, acima dos 3 anos exigidos por lei. Para o modelo de subscrição, a Otovo oferece uma garantia total de equipamento e instalação durante toda a duração do contrato, bem como um apoio contínuo para assegurar a máxima satisfação das famílias.

manuel pina
Manuel Pina, diretor geral da Otovo em Portugal

Para os instaladores, trabalhar com a Otovo permite a estas empresas locais de instalação de painéis solares concentrarem-se naquilo que fazem melhor: a instalação. Através da plataforma os instaladores conseguem poupar tempo e dinheiro em angariação de novos clientes, dimensionamento e orçamento de projetos, assim como em outros custos de marketing. A Otovo envia os projetos prontos a instalar aos instaladores e trabalha com eles de forma contínua para melhorar a sua capacidade de instalação.

A Otovo em Portugal é liderada pelo anterior responsável da Uber em Portugal, Manuel Pina. “Acreditamos que um acesso fácil e economicamente viável ao autoconsumo é a chave para ajudar as famílias a reduzir os seus custos com energia assim como a sua dependência da rede e da volatilidade do mercado. A Otovo quer ser a primeira opção para as famílias escolherem energia solar. Estamos a introduzir, pela primeira vez em Portugal, o modelo de subscrição mensal que permite às famílias terem poupanças imediatas na sua fatura energética sem investimento inicial”.

O diretor geral da Otovo em Portugal acrescentou ainda que “através da nossa tecnologia, em poucos passos, os clientes podem estimar o sistema que melhor se adapta às suas próprias necessidades e rapidamente inscrever-se para uma assinatura ou aquisição. Para os instaladores queremos ser a forma mais eficiente de gerar mais vendas sem custos de aquisição ou deslocação. Com a Otovo, os instaladores podem concentrar-se naquilo que fazem melhor: a instalação”.

Artigo anteriorMunicípio de Pombal investe 500 mil elétricos em viaturas elétricas
Próximo artigoHyundai e Boston Dynamics vão trabalhar em máquinas inteligentes

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of