A Mercedes-Benz está a tentar aumentar a proporção de materiais reciclados, incluindo plásticos, utilizados no seu portfolio de modelos para uma média de 40% até 2030 e uma das apostas recentes passa pelo reaproveitamento de pneus usados.

Nesse sentido, a marca está a trabalhar com vários parceiros a fim de conseguir uma abordagem circular para os pneus usados. Uma solução tira partido do processo de reciclagem química da BASF. O ponto inicial é o óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados pela empresa Pyrum Innovations AG.

“Na nossa caminhada para um futuro totalmente elétrico, estamos a repensar a composição de todos os materiais utilizados nos nossos veículos. Todas as ações contam no que à conservação dos recursos naturais diz respeito. Através da estreita colaboração com a nossa rede de fornecedores, estamos a substituir as matérias-primas fósseis por óleo produzido por pirólise, fabricado parcialmente a partir de pneus usados fornecidos pela Mercedes-Benz. Os componentes com esta tecnologia serão produzidos em série para vários dos nossos modelos logo este ano. Prevemos que seja possível reciclar quimicamente várias centenas de toneladas de pneus usados de veículos Mercedes-Benz todos os anos e utilizar o plástico resultante nos nossos novos veículos. Juntamente com os nossos parceiros, estamos a fechar o ciclo de materiais e a conduzir ativamente o desenvolvimento de processos de reciclagem inovadores”, afirma Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Mercedes Benz Group AG, diretor de tecnologia e responsável pelo desenvolvimento e aprovisionamento.

A BASF combina este produto com o biometano obtido a partir dos resíduos agrícolas. Utilizando ambos os materiais em conjunto, é possível criar plástico de qualidade equivalente ao do plástico puro que é certificado de acordo com a designada “abordagem de balanço de biomassa”.

Uma entidade independente certifica que o fornecedor substituiu a quantidade de matérias-primas fósseis necessária para o produto final por recursos renováveis e pelo óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados.

A cooperação entre a Mercedes-Benz e a BASF marca a primeira utilização do óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados combinado com biometano.

Adicionalmente, pela primeira vez, o inovador plástico reciclado tem as mesmas características que o plástico puro produzido a partir do petróleo bruto. Isto permite que seja aplicado rapidamente na produção contínua como uma solução pronta. Ao mesmo tempo, cumpre os padrões de qualidade da Mercedes-Benz, especialmente no que diz respeito à capacidade para ser pintado e à segurança em caso de colisão. Estas propriedades significam que o processo tem o potencial para substituir um grande número de componentes do veículo fabricados a partir de plástico puro.

Este ano, o EQE e o Classe S serão os primeiros modelos produzidos em série a ser equipados com puxadores das portas fabricados com recurso a uma combinação de biometano e óleo produzido por pirólise a partir de pneus usados, ao invés de recursos fósseis.

A recuperação dos materiais secundários reduz não só a utilização de recursos fósseis mas também a pegada de carbono do plástico resultante.

O Classe S também estará equipado com material absorvente de impacto baseado neste combinação de matérias-primas. Integrada na secção dianteira, a peça cria uma distribuição mais homogénea das forças que atuam no outro veículo na eventualidade de uma colisão frontal.

Os próximos modelos, como o SUV EQE, serão equipados com puxadores das portas fabricados também a partir deste plástico inovador. Olhando para o futuro, o objetivo consiste em aumentar progressivamente a utilização deste material reciclado mais sustentável, e também utilizar a reciclagem química em combinação com a abordagem de balanço de biomassa para outras peças de plástico dos veículos. A empresa está atualmente a explorar aplicações adequadas.

Artigo anteriorEcosacos distribuídos para promover separação de resíduos de embalagens
Próximo artigoMunicípios portugueses aumentam recolha de óleos alimentares usados