Trilhando os caminhos da estratégia municipal para o aumento das zonas verdes na cidade, a Câmara do Porto investiu mais de 1,4 milhões de euros na extensão e obras de beneficiação do Parque de São Roque.

O espaço verde ganhou mais de um hectare de extensão, os caminhos foram repavimentados, os espaços de descanso intervencionados e o icónico labirinto preservado. Acompanhado pela equipa de vereação, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, inaugurou o espaço dia 1 de setembro.

São mais de 1,2 hectares a entrar em zona de mata, previamente inacessível aos visitantes, que fazem agora parte da área percorrível do Parque de São Roque.

O Parque passa agora a gozar de novos miradouros com vistas privilegiadas sobre o rio Douro, novidade decorrente da extensão realizada. Esta intervenção previu também a progressiva substituição dos eucaliptos por espécies autóctones e a reabilitação de todos os caminhos internos.

Já as obras de beneficiação deste espaço verde contemplaram a substituição de pavimentos; o reforço da iluminação, com novos equipamentos e colocação de lâmpadas LED; a substituição e relocalização do mobiliário urbano; e a requalificação das principais redes (abastecimento de água, drenagem de águas residuais e pluviais, e distribuição de energia elétrica).

As intervenções, ambas asseguradas pela empresa municipal GO Porto, traduziram-se num investimento da autarquia que ultrapassou os 1,4 milhões de euros. 

A beneficiação e extensão do Parque de São Roque enquadra-se na estratégia municipal para o aumento de áreas verdes na cidade, que conta com um investimento global de mais de 10 milhões de euros. Também o Plano Diretor Municipal estabelece como objetivo primordial a valorização da estrutura ecológica e da densificação das áreas verdes, numa ótica de combate às alterações climáticas. 

Artigo anteriorMercado de veículos elétricos importados usados está em franco crescimento
Próximo artigoComo as baterias dos elétricos e PHEV são testadas?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of