A equipa Nuno Serrano/Alexandre Berardo, ao volante de um Honda E, e integrantes da equipa Prio-Renault Eco Time, apoiada pelo Welectric, venceram este fim-de-semana a edição 2022 do Azores E Rallye, a quarta etapa do “Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio”.

Nos restantes lugares do pódio ficaram Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Dacia Spring, também da equipa Prio-Renault Eco Time, igualmente apoiada pelo Welectric, e em terceiro lugar a dupla Pedro Morais/Silvia Coutinho, da equipa UVE, em Nissan Leaf.

Em primeiro lugar na eficiência energética ficou a dupla Pedro Faria/Carla Faria, em Hyundai Ioniq 5.

A competição feminina foi ganha por Paula Joaquim/Maria Barros em Hyundai Kauai, e a Taça 50kW, destinada aos concorrentes com viaturas cuja capacidade da bateria é inferior a 50kW, foi ganha pela dupla Nuno Serrano/Alexandre Berardo.

A dupla António Franco/André Almeida, com um Opel Mokka-E, foi a Melhor Equipa Açoreana, classificando-se na 10ª posição final.

Nesta terceira edição do Azores E Rallye, que este ano e pela primeira vez integrou o “Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio”, participaram 20 equipas, entre as quais as principais equipas portuguesas da modalidade.

Nuno Serrano e Alexandre Berardo, vencedores da prova, e integrantes da equipa Prio-Renault Eco Time, manifestaram “particular regozijo por voltar a subir ao lugar mais alto do pódio numa prova do Campeonato Nacional de Novas Energias-Prio”, e destacaram “a elevada competitividade da prova açoreana e as exigências técnicas do percurso que criaram dificuldades adicionais a todos os concorrentes, que tiveram de dar o seu melhor para conseguirem superar essas exigências de forma positiva”.

Os dois dias da prova, disputada nas paisagens da ilha de S. Miguel, foram marcados por uma elevada competitividade e incerteza na classificação geral que só ficou definida no último troço.

A edição 2022 do Azores E Rallye teve o apoio do Governo Regional, através da Direção Regional da Energia, do Grupo Eda, das Câmaras Municipais de Lagoa e da Povoação, e das Juntas de Freguesia de S.Vicente Ferreira e Sete Cidades.

O “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO” – é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o Classic Clube de Portugal (CCP) – e é a única competição automobilística portuguesa com recurso apenas às energias alternativas, exclusivamente destinada a veículos BEV (battery electric vehicle), 100% elétricos. O campeonato tem a Prio como patrocinador principal, dando o naming à prova, e é disputado na modalidade de regularidade.

A “dobradinha” da equipa Prio-Renault, desta vez no Azores e-Rallye, faz com que as duplas Nuno Serrano/Alexandre Berardo e Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo estejam empatados na liderança do Campeonato, com 90 pontos.

Próximas etapas do Campeonato

As próximas provas do “Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio” terão lugar em Lisboa, onde se disputará, nos dias 22 e 23 de outubro, o Eco Rally de Lisboa, terminando o Campeonato nos dias 19 e 20 de novembro com a realização do E-Rali Sarish Alentejo Central.

Artigo anteriorComo as baterias dos elétricos e PHEV são testadas?
Próximo artigoEscola quase a começar: alunos com livros e trotinetes debaixo do braço

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of