A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) dá conta de que no mês de agosto foram matriculados em Portugal 1.163 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, o que representa um aumento de 44,8 por cento na venda destes automóveis em comparação com o mesmo mês de 2021.
Olhando para os oito meses de 2022, verificou-se um aumento de 58,6 por cento, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Fazendo as contas, foram matriculados 10.055 unidades de veículos ligeiros de passageiros novos elétricos, de 1 de janeiro a 31 de agosto de 2022, segundo revela a ACAP.
Em termos de híbridos plug-in, a estatística da ACAP indica ter havido uma diminuição na comercialização deste tipo de viaturas no mês de agosto.
Assim, neste último mês foram matriculadas 966 unidades híbridas Plug-in, o que traduz uma queda de 13,8% quando se compara com a realidade de agosto de 2021. Em termos acumulados, de janeiro a agosto de 2022, a ACAP refere terem sido registados 9758 veículos PHEV, um decréscimo de 6,0% relativamente ao período homólogo do ano passado.
agosto 2022 | agosto 2021 | Variação agosto 2021/22 (%) | % no Mercado agosto 2022 | % no Mercado agosto 2021 | janeiro-agosto 2022 | janeiro-agosto 2021 | Variação janeiro-agosto 2021/22 (%) | % no Mercado janeiro-agosto 2022 (%) | % no Mercado janeiro-agosto 2021 (%) | |
Tesla | 104 | 81 | 28,4 | 0,09 | 0,10 | 1 165 | 710 | 64,1 | 0,12 | 0,11 |
Peugeot | 79 | 66 | 19,7 | 0,07 | 0,08 | 1 013 | 675 | 50,1 | 0,10 | 0,11 |
BMW | 164 | 65 | 152,3 | 0,14 | 0,08 | 852 | 321 | 165,4 | 0,08 | 0,05 |
Hyundai | 44 | 98 | -55,1 | 0,04 | 0,12 | 712 | 429 | 66,0 | 0,07 | 0,07 |
Mercedes-Benz | 120 | 24 | 400,0 | 0,10 | 0,03 | 691 | 332 | 108,1 | 0,07 | 0,05 |
Kia | 77 | 20 | 285,0 | 0,07 | 0,02 | 583 | 169 | 245,0 | 0,06 | 0,03 |
Citroën | 35 | 22 | 59,1 | 0,03 | 0,03 | 577 | 226 | 155,3 | 0,06 | 0,04 |
Nissan | 32 | 54 | -40,7 | 0,03 | 0,07 | 560 | 724 | -22,7 | 0,06 | 0,11 |
Audi | 65 | 43 | 51,2 | 0,06 | 0,05 | 531 | 280 | 89,6 | 0,05 | 0,04 |
Dacia | 51 | 5 | 920,0 | 0,04 | 0,01 | 421 | 85 | 395,3 | 0,04 | 0,01 |
Renault | 7 | 45 | -84,4 | 0,01 | 0,06 | 387 | 498 | -22,3 | 0,04 | 0,08 |
Opel | 77 | 10 | 670,0 | 0,07 | 0,01 | 336 | 155 | 116,8 | 0,03 | 0,02 |
Ford | 54 | 59 | -8,5 | 0,05 | 0,07 | 276 | 80 | 245,0 | 0,03 | 0,01 |
Fiat | 12 | 20 | -40,0 | 0,01 | 0,02 | 275 | 246 | 11,8 | 0,03 | 0,04 |
Cupra | 61 | 0 | — | 0,05 | 0,00 | 253 | 0 | — | 0,03 | 0,00 |
MINI | 22 | 32 | -31,3 | 0,02 | 0,04 | 241 | 180 | 33,9 | 0,02 | 0,03 |
Volvo | 7 | 13 | -46,2 | 0,01 | 0,02 | 240 | 54 | 344,4 | 0,02 | 0,01 |
Volkswagen | 51 | 40 | 27,5 | 0,04 | 0,05 | 230 | 421 | -45,4 | 0,02 | 0,07 |
Smart | 2 | 17 | -88,2 | 0,00 | 0,02 | 173 | 237 | -27,0 | 0,02 | 0,04 |
Jaguar | 11 | 19 | -42,1 | 0,01 | 0,02 | 144 | 123 | 17,1 | 0,01 | 0,02 |
Porsche | 10 | 10 | 0,0 | 0,01 | 0,01 | 130 | 134 | -3,0 | 0,01 | 0,02 |
Skoda | 18 | 18 | 0,0 | 0,02 | 0,02 | 108 | 90 | 20,0 | 0,01 | 0,01 |
Mazda | 37 | 30 | 23,3 | 0,03 | 0,04 | 54 | 78 | -30,8 | 0,01 | 0,01 |
Aiways | 3 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 26 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Lexus | 4 | 6 | -33,3 | 0,00 | 0,01 | 22 | 64 | -65,6 | 0,00 | 0,01 |
DS | 10 | 5 | 100,0 | 0,01 | 0,01 | 20 | 22 | -9,1 | 0,00 | 0,00 |
Honda | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 | 15 | 5 | 200,0 | 0,00 | 0,00 |
Toyota | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 14 | 2 | 600,0 | 0,00 | 0,00 |
Polestar | 6 | 0 | — | 0,01 | 0,00 | 6 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Man | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
Total | 1 163 | 803 | 44,8 | 100,00 | 100,00 | 10 055 | 6 341 | 58,6 | 100,00 | 100,00 |