A instalações de Lisboa da Astara, representante nacional da Kia, são palco, esta sexta-feira, dia 9 de setembro, do final do “Driven To Extremes Euro EV Marathon”, evento que vai trazer um Kia EV6, 100% elétrico, desde Oslo, na Noruega, até à capital portuguesa, em apenas 120 horas.

Realizada em regime de contrarrelógio e com um total de 5800 km para percorrer ao longo de 15 países, a iniciativa recria um teste de resistência empreendido pelo antigo piloto Stirling Moss há 70 anos, na altura considerado um feito histórico do mundo automobilístico.

A ação inédita, cuja partida aconteceu a 5 de setembro, de Oslo, irá tirar partido da autonomia e da tecnologia de carregamento rápido do Kia EV6 para completar esta distância em cinco dias.

A equipa que está a efetuar a viagem, constituída por três elementos da organização Max Adventures, realizou recentemente a “Fen to Fell”, um traçado de 336 km desde as estradas mais baixas até às mais altas da Grã-Bretanha, igualmente a bordo de um Kia EV6, que conseguiu cumprir o trajeto com uma só carga, deixando ainda uma autonomia restante estimada de 172 km.

Inspirada num teste de resistência realizado por Stirling Moss há 70 anos
A maratona “Driven to Extremes Euro EV” recria a aventura empreendida por Stirling Moss em 1952, destinada a promover o então novo modelo de quatro portas Humber Super Snipe. Na altura, o lendário piloto de competição, juntamente com três amigos, passou por 15 países europeus em menos de cinco dias.

O desafio de 2022 irá terminar no Dia Mundial do Automóvel Elétrico, que se celebra a 9 de setembro. O percurso será composto por etapas com cerca de 320 km e será utilizada a rede pública europeia de carregamento.

Com uma autonomia de 527 km numa só carga (norma WLTP) e uma tecnologia de carregamento ultrarrápido (de 800 V), o Kia EV6 “Air” carrega dos 10 aos 80% em 18 minutos com um carregador de 350 kW, ou em 1 hora e 13 minutos usando um dispositivo de 50 kW.

Os pontos de paragem ideais ao longo do percurso serão selecionados pelo sistema de gestão do EV6.

Para aumentar as hipóteses de completar o desafio a tempo, a equipa está a utilizar também o “Kia Charge”, que disponibiliza acesso instantâneo a mais de 300 mil postos de carregamento em 29 países europeus, a partir de uma única conta.

Equipa vai cortar a linha de meta em Lisboa, nas instalações da Astara Portugal, no Dia Mundial do Automóvel Elétrico (9 de setembro).

“Pretendemos mostrar como é possível cobrir uma enorme distância num curto espaço de tempo utilizando um veículo elétrico, e que os automóveis deste tipo, bem como a infraestrutura de carregamentos, já se encontram disponíveis. O Kia EV6 foi a escolha óbvia para este desafio exigente, pois ficámos muito bem impressionados com este modelo durante os ensaios, e sabemos das capacidades e do conforto que oferece para uma longa viagem”, refere o líder do projeto e fundador da Max Adventures, Mac Mackenney.

Desde o ponto de partida, na sede norueguesa da Kia em Lørenskog (nos arredores de Oslo), a equipa de condutores utilizará as vias e pontes principais para cobrir os quase 5800 km do percurso.

Os três pilotos irão revezar-se ao volante e irão parar apenas para trocas de condutor e carregamento do veículo. Uma viatura de apoio, também fornecida pela Kia, acompanhará o EV6 para documentar a viagem, através de fotografias e filmagens.

Artigo anteriorEcoMood promove debate sobre integração entre modos de transporte
Próximo artigoDesafio “Um dia a pedalar, porque não?”

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of