A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal (SFSP) lançam um desafio sob o mote “Reciclar é a Nossa Praia, International Coastal Cleanup Day” com o objetivo de consciencializar os portugueses de como o seu comportamento impacta os mares e oceanos, convidando à recolha de resíduos nas praias e zonas costeiras.

Esta iniciativa terá lugar no dia 17 de setembro, em simultâneo com milhares de limpezas costeiras em todo o mundo, nas quais participarão milhões de voluntários, governos e organizações em 191 países.

Em Portugal serão percorridos 635 km de costa, de norte a sul, integrando na edição deste ano os Açores e a Madeira.

Esta ação de limpeza de praias surge no âmbito do International Coastal Cleanup Day, em cooperação com a Ocean Conservancy.

Realizado simultaneamente em 12 concelhos do país (10 em Portugal Continental, um na Madeira e um nos Açores), o “Reciclar é a Nossa Praia”, conta com a participação de coordenadores e monitores da Sailors For the Sea Portugal, que iniciam esta missão em Cascais no dia 16 de setembro, juntando-se a monitores e voluntários das comunidades locais, em defesa da conservação do ambiente.

O International Coastal Cleanup Day é celebrado no terceiro sábado do mês de setembro, há mais de três décadas, data instituída pela Ocean Conservancy.

Para assinalar a iniciativa deste ano, todos os participantes serão sensibilizados para a recolha dos dados sobre o lixo durante a ação, com registo na App Clean Swell – permite incluir dados relativos à quantidade de resíduos recolhida nas praias – criada por esta entidade.

Localizações “Reciclar é a Nossa Praia, International Coastal Cleanup day”:

Portugal Continental:

  • Viana do Castelo (Viana do Castelo)
  • Esposende (Braga)
  • Porto (Porto)
  • Ovar (Aveiro)
  • Figueira da Foz (Coimbra)
  • Alcobaça (Leiria)
  • Mafra (Lisboa)
  • Setúbal (Setúbal)
  • Odemira (Beja)
  • Lagos (Faro)

Ilhas:

  • Faial / S. Miguel (Açores)
  • Caniçal (Madeira)

Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde, refere que “este projeto pretende dar continuidade à nossa missão de consciencializar a população para a importância do correto encaminhamento de resíduos e a sua reciclagem, debaixo do mote ‘reciclar é a nossa praia’ projeto reconhecido e premiado pelo Prémio Nacional de Sustentabilidade em 2021. Cerca de 80% da poluição presente nos mares provém de terra, e é aí que devemos centrar a nossa atuação, protegendo um recurso natural tão vital para a manutenção e preservação da vida terrestre. Queremos proteger o mar, atuando em terra, através de ações de limpeza e de sensibilização. É possível combater esta realidade através de hábitos acessíveis a todos e comportamentos adequados, que fazem realmente a diferença na proteção de mares e oceanos.”

Bernardo Corrêa de Barros, Presidente da Sailors for the Sea Portugal, reconhece que “é com enorme satisfação que voltamos a unir esforços com a Novo Verde para contribuir para a literacia ambiental dos portugueses, incentivando-os a fazerem parte do International Coastal Cleanup Day. Pretendemos contribuir para uma geração mais informada e consciente do impacto positivo que pode ter no ambiente, através de hábitos e comportamentos adotados desde cedo.”

Artigo anteriorSiemens e MAHLE vão desenvolver carregamento por indução
Próximo artigoCientistas procuram materiais recicláveis inovadores

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of