Inverno é sinónimo de falta de sol e de menor produção elétrica solar? A AlpinSolar, a maior central solar alpina da Suíça, que está agora totalmente operacional, desmente esta tese.

Durante os meses de inverno, a central, a 2.500 metros acima do nível do mar, produzirá aproximadamente três vezes mais energia do que uma instalação equiparada, beneficiando dos reflexos da neve e da sua localização acima do nevoeiro.

A AlpinSolar dará, por isso, um importante contributo para a transição energética e fornecerá energia solar para contrariar a diferença de energia no inverno. Esta instalação pioneira foi possível devido à cooperação entre a Axpo, IWB e Denner.

Construída pela Axpo e IWB, a AlpinSolar está localizada na barragem de Muttsee, no alto dos Alpes Galrus. Este projeto inovador começou a gerar eletricidade amiga do ambiente, desde o outono passado e, a partir de agora, está totalmente operacional com toda a potência dos seus 5.000 painéis solares.

A cadeia de supermercados Denner irá, por exemplo, adquirir toda a energia solar produzida durante os primeiros 20 anos de funcionamento para uso próprio nas suas lojas.

A central solar de 2,2 megawatts irá produzir aproximadamente 3,3 milhões de kilowatts-hora de eletricidade por ano.

“Os painéis solares que já estavam em funcionamento durante o Inverno de 2021/22 atingiram uma produção solar muito elevada e demonstram o valor da energia fotovoltaica alpina”, declara Christian Heierli, Diretor Geral de Projetos Axpo na AlpinSolar.

Durante os meses de inverno, as centrais solares alpinas produzem três vezes mais energia do que centrais equiparadas nas terras médias suíças.

Para este inverno, existe uma elevada procura de eletricidade no cabaz energético, porque a Suíça necessita de uma maior capacidade de produção renovável durante os meses mais frios do ano.

Artigo anteriorPrémio “Life’s good award” aposta em encontrar soluções sustentáveis
Próximo artigoConcurso “Não fiques à seca” sensibiliza alunos para a preservação da água

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of