ABANCA concluiu uma nova emissão de obrigações verdes

0
ABANCA concluiu uma nova emissão de obrigações verdes

O banco ABANCA realizou a 7 de setembro a sua segunda emissão de obrigações verdes Preferenciais Sénior no valor de 500 milhões de euros com um cupão de 5,25%. Esta operação teve lugar depois do banco ter realizado a primeira emissão de obrigações verdes no ano passado. As classificações da Fitch (BBB-) e Moody’s (Baa3) dão o estatuto de grau de investimento aos títulos.

De acordo com comunicado da instituição financeira, “a emissão suscitou grande interesse por parte dos investidores, tendo a procura mais do que duplicado o montante emitido, sendo que a operação contou com mais de 100 ordens individuais. A emissão foi colocada entre clientes institucionais e contrapartes elegíveis, com uma presença notável de investidores especializados com perfil ESG, que valorizam o rigor da abordagem ESG, apoiados pela opinião da Sustainalytics sobre o enquadramento”.

O ABANCA continua a avançar com esta emissão no âmbito do cumprimento do requisito mínimo de fundos próprios e passivos elegíveis (Minimum Requirement for own funds and Eligible Liabilities ou MREL na sigla em inglês) estabelecido pelo regulador. Com esta emissão, o banco já excede o requisito MREL para 2022 em mais de 210 pontos de base.

“Com esta operação, o ABANCA aumenta as suas almofadas anti-crise e cumpre um dos objetivos estabelecidos no Plano de Ação Banca Sustentável e Responsável 21-24”, esclarece comunicado.

Plano de Ação Banca Responsável e Sustentável 21-24

O banco esclarece que “o compromisso com o meio ambiente e em ser um banco socialmente responsável fazem parte do ABANCA desde a sua criação e são princípios orientadores de todas as suas ações”. O plano de ação reforça este compromisso com instrumentos como a emissão de obrigações verdes, “que são uma alavanca relevante para articular corretamente a transição para uma economia sustentável”. O banco cumpriu assim os requisitos necessários para voltar a aceder eficientemente a este mercado.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of