À primeira vista, as fotos deste modelo parecem do Renault Captur, no entanto, são do novo ASX, SUV que foi desvendado esta terça-feira pela Mitsubishi Motors Europe, num evento especial online a que o Welectric assistiu.
E são parecidas porque os dois modelos são uma espécie de “primos”, pois são feitos na mesma fábrica e pertencem ao mesmo grupo industrial, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que decidiu levar ao extremo a lógica das sinergias.
De facto, o modelo apresenta-se aos consumidores, de um modo surpreendente até, com um visual (quer por fora, quer por dentro) em tudo igual ao do Renault Captur – quase que se pode dizer que muda apenas o logótipo, com o emblema losango da Renault a ser substituído pelos três diamantes da marca japonesa.
A mais recente geração do ASX destinado ao segmento dos B-SUV chegará aos stands em março de 2023.
De resto e aí já sem surpresas, o SUV da Mitsubishi foi desenvolvido com base na plataforma CMF-B (“Common Module Family”) da Renault, aproveitando igualmente as soluções tecnológicas da Renault.
O novo ASX não tem opção 100% elétrica, disponibilizando antes uma motorização híbrida plug-in PHEV, cujo modo Pure garante uma condução 100% elétrica que poderá garantir até 63 km, de acordo com as indicações provisórias fornecidas.
A versão híbrida plug-in (PHEV) conjuga um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh para um débito de 160 cv, “uma configuração que apenas a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi oferece no segmento B-SUV”, realça a Mitsubishi.
O ASX segue, deste modo, a tradição do fabricante nipónico em oferecer a combinação PHEV e SUV, na senda dos Outlander PHEV e Eclipse Cross PHEV.
À data do lançamento estarão disponíveis seis cores da carroçaria, que podem ser conjugadas com um tejadilho em preto nas versões de equipamento mais elevadas.
O novo ASX (acrónimo de “Active Sports X-over”) vem substituir a geração anterior, cujas vendas atingiram mais de 380 mil unidades na Europa.
Num habitáculo decalcado também do Renault Captur, o novo ASX oferece três opções no que respeita ao painel de instrumentos: o painel analógico de base, com ecrã de 4,2 polegadas, o painel digital configurável de nível intermédio, com ecrã de 7 polegadas, e o totalmente personalizável ecrã Digital Driver, de 10 polegadas, que também replica instruções de navegação.
A Mitsubishi, representada em Portugal pela Astara, refere que o ASX vai trazer garantia de série de 5 anos ou 100 000 quilómetros.
Não há ainda indicação quanto a preços.
Este B-SUV será construído na fábrica da Renault em Valladolid, em Espanha, ao lado do Captur.
Mitsubishi ASX 1.6L PHEV | |
Comprimento total | 4228 |
Distância entre eixos | 2639 |
Altura | 1573 |
Largura via diant. | 1561 |
Largura via tras. | 1547 |
Largura total | 1797 |
Combustível | Gasolina (sem chumbo / E10) |
Cilindros / válvulas | 4/16 |
Potência máxima (às … rpm, se aplicável) | 117 kW |
Binário máximo (às … rpm) | 144 Nm (às 3200) |
Autonomia elétrica | 49 |
Autonomia elétrica em condução urbana | 63 |
Tensão da bateria(V) | 345 V |
Capacidade da bateria (kWh) | 10,5 kWh |
Valores familiares CO2 (mín./máx.) | 29 / 33 |