A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) analisou os custos para se fazerem 100 km num veículo elétrico, comparando-os com os valores equivalentes se se utilizar um automóvel equipado com um motor de combustão interna, tanto a gasolina, como a gasóleo.

A análise da UVE, com contas atualizadas a 5 de setembro, mostra que um veículo elétrico é sempre mais competitivo do que um veículo a gasolina ou Diesel.

Segundo as contas da UVE, o custo da energia para que um automóvel com motor elétrico percorra 100 km oscila entre €2,12 e €6,36, consoante o tipo de carregamento que for efetuado.

Entrando mais em pormenor: carregar em casa, tendo por base um preço médio por kWh de €0,13 de uma tarifa bi-horária, fará com que um trajeto de 100 km fique por €2,12.

Se o carregamento for igualmente em casa, mas tendo por base uma tarifa simples com um preço médio de kWh de €0,19, os mesmos 100 km ficam por €3,21.

Se a energia posta numa viatura elétrica for resultado de um carregamento na rede pública Mobi.e em que o custo médio por kWh é de 0,38 kWh, o preço a pagar por um trajeto de 100 km é de €6,36.

Estes cálculos têm por base uma viatura 100% elétrica que tenha um consumo médio de energia de 16,9 kWh/100 km.

Fazendo o mesmo tipo de cálculos para automóveis a gasolina e a gasóleo, a UVE chegou aos seguintes valores para se fazerem 100 km: €10,45 para uma viatura a gasolina e €8,43 para uma viatura Diesel.

As contas tiveram o pressuposto de um consumo médio de um automóvel a gasolina de 5,6 litros/100 km e um preço médio do litro de gasolina de €1,87.

No tocante à viatura Diesel, as contas assentaram num preço médio do litro do gasóleo de 1,83€ e um consumo médio de 4,6 litros/100 km.

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Carlos Ribeiro
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Carlos Ribeiro

Pois mas esquecem que abastecer um veículo no s postos está no mínimo 30 minutos e um custo a rondar 60 euros para 400 kilometros e ligar o ar condicionado menos com um depósito de 70 euroa num.a diesel dá para 800 no minimo e atesta em minutos .
E se varregar em casa demora uma vida e no fim vamos ver quanto paga e como carregar se é casa terrea menos mal mas em prédio? Como ,custo se tiver garagem de adaptar.

Eduardo Laranjeira
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Eduardo Laranjeira

Neste cálculo, não levam em consideração o preço da bateria , para o cálculo do preço de cada carga, em função do número máximo de ciclos de carga/descarga. Quem usa carregadores rápidos, terá um número máximo de 1500 ciclos, até encontrar perdas importantes de carga da bateria. Então, cada ciclo de carga custa cerca de 30 euros, para pagar a próxima bateria. Quando comprar um carro pergunte quantos ciclos de carga aguenta a bateria e ponha a resposta no contrato de compra…..anularam a venda, pois foi?