A Daimler Truck tem em Lisboa um dos seus centros mais importantes de desenvolvimento de soluções tecnológicas de mobilidade sustentável. A tb.lx, Digital Product Studio, é a subsidiária da Daimler Truck responsável principal pela solução de gestão de carregamento do camião 100% elétrico Mercedes-Benz eActros, a qual está integrada na aplicação Fleetboard.

A “Charge Management Solution” permite a gestão de carga “personalizada individualmente”, de acordo com o fabricante, para os clientes da Mercedes-Benz Trucks, “proporcionando total transparência do processo de carregamento e permitindo que os custos sejam geridos ao exibir históricos de transações”.

Além disso, explica a empresa, “os processos de carregamento podem ser melhor planeados para maximizar a utilização das estações de carregamento, e os processos de carregamento podem ser iniciados e interrompidos a partir de qualquer lugar”.

Para a América do Norte e Ásia

Agora, este mesmo produto digital será introduzido nos respetivos serviços de gestão de frotas na Daimler Truck North America (Detroit Connect) e Daimler Truck Asia (Truckonnect).

A tb.lx irá colaborar estrategicamente com todas as unidades de negócios e marcas da Daimler Truck em todo o mundo, incluindo Mercedes-Benz, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses, FUSO, BharatBenz e Setra.

O papel da tb.lx é promover a colaboração e usar sinergias para a Daimler Truck, de modo a construir o ecossistema mais holístico possível em torno de veículos elétricos para os clientes finais.

Marcus Claesson, CIO da Daimler Truck, resume essa ideia: “A principal missão da tb.lx é acelerar o desenvolvimento ágil de produtos e serviços digitais líderes para as nossas marcas de veículos, tornando os nossos clientes ainda mais bem-sucedidos. Um ótimo exemplo é o nosso software Charge Management, oferecido no Fleetboard para clientes Mercedes-Benz eActros, que será lançado globalmente noutros mercados e marcas. A tb.lx, o nosso digital product studio, desempenha um papel estratégico fundamental para a Daimler Truck na mudança para um futuro ainda mais software-driven.”

Como surgiu a tb.lx

A tb.lx, digital product studio, surgiu da DTB Tech & Data Hub, fundada em 2018 em Lisboa e renomeada tb.lx em 2019, para construir serviços data-driven para a Daimler Truck.

Como parceira estratégica dedica-se ao desenvolvimento de produtos de software globais através de uma abordagem de service design nas áreas de eletromobilidade, conectividade, e experiência digital do cliente.

Os produtos atualmente em desenvolvimento na tb.lx em Lisboa incluem o portal global Daimler Truck API, a implementação de um serviço de pagamento e transação sem motorista através de um ID de veículo único, a criação de um ecossistema de serviços para promovera mudança para viaturas elétricas, e a digitalização a 360 graus da experiência do cliente.

Nos últimos quatro anos, a tb.lx contratou 100 colaboradores em Lisboa. O digital product studio vai agora expandir-se nas áreas de produto e engenharia, planeando 70 novas vagas até ao final de 2023, baseadas em Portugal com um modelo de trabalho híbrido.

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