O myWaste, um mercado digital de resíduos, subprodutos e materiais classificados como fim de estatuto de resíduos (FER), foi desenvolvida no âmbito do Projeto Be Smart – Be Circular, promovido pela Associação Smart Waste Portugal (ASWP) e cofinanciado pelo COMPETE 2020.

Esta plataforma online, desenvolvida em parceria com a InspireIT, tem por objetivo a promoção e aceleração das taxas de reutilização e reciclagem dos diferentes fluxos de materiais, promovendo uma maior circularidade.

Este mercado digital de recursos consiste numa rede Business-to-Business (B2B) para a partilha de uma bolsa nacional de resíduos/subprodutos/FER, provenientes dos mais variados setores e passíveis de serem valorizados, numa lógica de marketplace.

O myWaste pretende inspirar a redução, a reutilização, a reciclagem e a valorização dos desperdícios.

Nesta plataforma, cada entidade pode gerir e otimizar os seus recursos, através de diferentes funcionalidades para a gestão do desperdício gerado e fluxos de comunicação com entidades interessadas nos recursos disponibilizados no mercado.

A plataforma permite, de uma forma simples e intuitiva, a qualquer entidade posicionar, no mercado digital, os seus resíduos/subprodutos/FER e gerir pedidos de interesse, em tempo real, assegurando um fluxo de informação constante e a confirmação das transações realizadas, tendo por objetivo culminar na valorização de desperdícios e na geração de novos negócios.

A ASWP acredita que esta plataforma, de âmbito nacional, constitui uma mais-valia a vários níveis, apresentando-se como uma solução para a crise das matérias-primas, inspirando a valorização e acelerando a transição para uma economia mais circular.

Trata-se de uma bolsa nacional que consiste numa rede Business to Business (B2B) de partilha de resíduos/subprodutos/FER passíveis de serem valorizados.

O registo no myWaste é gratuito e as entidades que participam nas transações são responsáveis pelo valor dos recursos transacionados e pela logística de transporte.

As entidades podem registar-se no site http://mywaste.pt, adicionando os seus resíduos/subprodutos/FER na plataforma (por forma a potenciar o lado da oferta), bem como a procurarem recursos para valorização e, assim, apoiarem na transição para uma economia mais resiliente e circular.

Artigo anteriorWelectric Talks #9: os desafios da indústria automóvel rumo à descarbonização
Próximo artigoDesigner Outlet Algarve conquista o certificado internacional BREEAM