A SAIC Maxus, marca representada em Portugal pelo grupo Astara, estreou-se no IAA Transportation Show de 2022, que decorreu em Hanover, Alemanha. Em foco esteve a sua mais recente gama de veículos elétricos, onde se inclui o novo MIFA 9, MPV 100% elétrico.

Cinco modelos elétricos apresentados

A Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), ao qual pertence a Maxus desde 2010, é o maior grupo automóvel da China. As vendas no primeiro semestre de 2022 ascenderam a mais de 390 mil veículos elétricos em todo o mundo.

A Maxus apresentou cinco veículos elétricos no IAA Transportation Show 2022. Além dos populares comerciais ligeiros eDELIVER 3 e eDELIVER 9 (de maiores dimensões), deu ainda a conhecer o Maxus MIFA 9 (MPV), o T90 EV (pick-up elétrica) e o mais recente projeto da SAIC, o Maxus Electric Light Truck.

MAXUS MIFA 9

Após a estreia do MIFA 9 no Guangzhou Auto Show, em novembro passado, a SAIC confirmou que a sua plataforma versátil também pode ser utilizada para SUV e pick-ups. MIFA é o acrónimo de Maximum, Intelligent, Friendly e Artistic (Máximo, Inteligente, Amigável e Artístico).

Levando a marca Maxus a um público totalmente novo, o Maxus MIFA 9 oferece uma autonomia de até 595 km (WLTP urbano) com um único carregamento. Com dimensões de carroçaria de 5270 x 2000 x 1840 mm, o modelo que esteve em exposição possui sete lugares e inclui um assistente de condução inteligente “que reconhece automaticamente o estilo de condução adequado através de dados e dos cenários de condução”.

Este seu e-MPV tem uma bateria de lítio ternário de 90 kWh da CATL e um motor elétrico de 180 kW com um binário máximo de 350 Nm.

MAXUS MIFA 9
 

MAXUS T90 EV (e-pick up)

A Maxus apresentou também a sua nova pick-up elétrica, com uma bateria de 88,5 kWh e uma autonomia de 330 km (WLTP combinada). Nas dimensões 5365 x 1900 x 1809 mm e 3300 kg de peso bruto, a pick-up Macxus T90EV ostenta um painel de instrumentos digital com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e visual minimalista. O motor elétrico é de 150 kW e em termos de capacidade de off road, o fabricante uma distância ao solo máxima de 187 mm (sem carga, até à parte inferior do diferencial) e uma passagem a vau de 550 mm.

MAXUS T90 EV

 MAXUS ELECTRIC LIGHT TRUCK

“A Maxus está a diversificar-se com outras propostas que vão para além do segmento dos veículos comerciais ligeiros. É nosso objetivo de longo prazo tornarmo-nos tão relevantes para os mercados de veículos de passageiros e pesados como já somos para o mercado de frotas de veículos comerciais ligeiros”, diz o diretor-geral da SAIC para a Região Europeia, Jack Zhu.

Igualmente em estreia europeia, o novo Electric Light Truck da Maxus apresenta uma autonomia de até 213 km e possui uma cabina individual de três lugares. O peso bruto é de 7490 Kg.

Com uma bateria de lítio de 127,74 kWh da CATL, atinge uma velocidade máxima de 90 km/h, uma potência máxima de 110 kW e um binário máximo de 1200 Nm.

Este novo modelo da Maxus terá uma potência máxima de carregamento de 102 kW para um carregamento com CC (em 1,5 horas) e de 22 kW para um carregamento com CA (em 11 horas).

eDELIVER 3 e eDELIVER 9

Em 2016, a LDV, como se chamava então a Maxus, lançou o seu primeiro veículo comercial totalmente elétrico, o EV80. Seis anos depois, fruto de um investimento continuado de 2,3 mil milhões de euros, a marca substituiu o EV80 por dois veículos elétricos com uma nova plataforma: o eDELIVER 3 e o eDELIVER 9.

eDELIVER 3 e eDELIVER 9

Concebido de raiz apenas para propulsão elétrica com uma bateria de 50,23 kWh, o eDELIVER 3 é um pequeno furgão que consegue percorrer até 228/238 km (WLTP combinado) com um único carregamento. Possui um motor de 90 kW com um binário máximo de 255 Nm. Disponível em diversas variantes e opções de distância entre eixos, o eDELIVER 3 é um veículo versátil, que satisfaz um vasto leque de necessidades comerciais.

O eDELIVER 9 está disponível em duas opções de dimensões e com três opções de bateria, a que se junta um motor elétrico de elevada potência (150 kW) e baixo consumo. Através de diversos métodos de refrigeração do sistema propulsor, o eDELIVER 9 oferece um tempo de carregamento reduzido (CC 36-45 minutos dos 20% aos 80% – embora o tempo de carregamento real varie de acordo com o tipo de bateria), uma vida útil da bateria prolongada e maior autonomia de utilização.

A marca SAIC Maxus tem vindo a aumentar a sua rede de concessionários em toda a Europa ao longo dos últimos anos, dispondo atualmente de 56 concessões localizadas em todo o Reino Unido, 22 na Irlanda, 150 nos Países Nórdicos (aqui se incluindo Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e Polónia), 57 na Alemanha, 20 em Espanha e 18 em Itália. Em Portugal, é representada pela Astara.

ComprimentoLarguraAlturaPeso
eDELIVER 9 de cabina crew tapada LWB (L3H2 72 kWh)5940206225253500 kg
eDELIVER 3 (Chassis Cabina) (52,2 kWh)4555178018952500 kg
MIFA 9 Luxury (90 kWh)5270200018403095 kg
T90 EV  (88,5 kWh)5365190018093300 kg
MAXUS Electric Light Truck (capacidade da bateria: 127,74 KWH)5853263422607490 kg
Artigo anteriorBYD revela preço de venda dos primeiros VE de passageiros na Europa
Próximo artigoReciclagem e sustentabilidade em relevo na 8ª Edição do Apps for Good

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of