A Câmara Municipal de Pombal vai instalar um sistema de rega inteligente 5G da NOS, que permite poupar até 30% de água e energia, em dois jardins públicos da cidade – o Jardim do Cardal e o Jardim do Vale -, para fazer face ao período de seca, que já foi classificado pelo IPMA como o ano mais seco de que há registo.

O serviço de rega inteligente da NOS instalado pela autarquia de Pombal conta com um conjunto de soluções que recolhem informação detalhada do consumo de água e do estado das plantas, permitindo efetuar uma gestão mais eficiente, remota e real-time dos espaços verdes.

A sua plataforma de gestão analisa informações meteorológicas provenientes de fontes de previsão online, deteta os períodos ótimos de irrigação e ajusta a quantidade de água utilizada na rega com base nas necessidades hídricas do terreno, prevenindo, assim, consumos acima do necessário e maximizando os recursos.

Ligação a grande número de dispositivos

Tratando-se de uma solução com tecnologia 5G da NOS incorporada, a instalação permite a ligação de um grande volume de dispositivos sem necessidade de fios ou cabos, sendo por isso mais simples e de menor custo. Por outro lado, o 5G assegura uma maior fiabilidade de todo o processo, podendo toda a monitorização e gestão ser feita remotamente, através do computador ou APP.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, sublinha que este projeto inovador está “integrado na nossa estratégia de aproveitarmos o potencial das novas tecnologias para melhorar o desempenho dos nossos serviços e tornarmos Pombal um território cada vez mais moderno e inteligente, em linha com os desafios das smart cities e da nossa preocupação com a sustentabilidade ambiental.

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS, “num ano em que a precipitação acumulada foi cerca de metade do valor médio verificado nos últimos anos, a tecnologia e o 5G podem ser aliados das regiões para poupar água. Através de sistemas mais eficientes é possível reduzir perdas de água provenientes de fugas ou mau funcionamento e otimizar os períodos de rega. Por outro lado, há outros ganhos em termos de sustentabilidade graças à poupança energética e à poupança de recursos associados à instalação – como tudo é móvel, não há necessidade de cabos nem fios”.

Artigo anteriorNESCAFÉ Plan 2030, uma estratégia para reduzir impacto ambiental
Próximo artigoColocar pacotes de leite e sumos no ecoponto amarelo vai contribuir para doar alimentos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of