O Eco Camões é o primeiro veículo de combate a incêndios no mundo, que é totalmente elétrico e não tripulado, desenvolvido pela empresa portuguesa Jacinto com a colaboração do Instituto Politécnico de Leira e do Laboratório de Tecnologia Automóvel.

Jacinto é uma empresa portuguesa que se dedica à construção de Veículos Florestais de Combate a Incêndio (VFCI) e que no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, vai apresentar ao publico português o modelo pioneiro em todo o mundo, o Eco Camões.

O Jacinto Eco Camões pesa 29 toneladas, tem seis rodas motrizes e cinco motores elétricos com 145 kW (197 cv) cada. Quatro motores servem para fazer mexer o Eco Camões e o quinto para fazer funcionar a bomba de combate ao fogo. Tem capacidade para 10.000 litros de água, 1.200 litros de espuma e 250 kg de pó químico.

O Eco Camões possui baterias com 275 kWh de capacidade que lhe permitem ter 300 km de autonomia e manter a bomba de água a funcionar por quatro horas.

Segundo a empresa Jacinto, este é o veículo ideal para atuar em atmosferas rarefeitas, como por exemplo combater fogos em túneis, uma vez que pode ser controlado à distância, evitando colocar os bombeiros em risco.

Segundo a empresa, é possível controlar este veículo de combate a fogos a uma distância de até 1 km. Recorrendo a um painel de controlo, o operador não só consegue visualizar todo o ambiente à volta do camião como controlar todo o sistema de extinção (bomba, sistema de espuma, etc.) e ainda a aceleração, travagem e direção deste veículo florestal de combate a incêndio.

Artigo anteriorRepsol torna-se acionista da Acteco e reforça compromisso com economia circular
Próximo artigoVendas de Mercedes-Benz elétricos cresce 126%

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Adelino DinisLeandro Corceiro Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Leandro Corceiro
Visitante
Leandro Corceiro

Deverá ser corrigida a unidade de medida da capacidade da bateria (energia) de kW para kWh.

Adelino Dinis
Admin

Obrigado. Está feito.