O Grupo Iveco inaugurou a sua nova ePowertrain em Turim, Itália, uma fábrica totalmente dedicada à produção da gama de motorizações elétricas e a primeira fábrica totalmente neutra em carbono do grupo.

Cobrindo uma área total de 15.000 metros quadrados, a fábrica gera a própria energia de que necessita com recurso a painéis solares “e a outras tecnologias inovadoras nas áreas de energia fotovoltaica e eólica”, segundo refere em comunicado a empresa, adquirindo a energia adicional a partir de fontes renováveis e comprando créditos de carbono para compensar, na totalidade, as suas emissões de CO2.

A fábrica inclui ainda um espaço interior com 6.000 metros quadrados, no qual foram plantadas 100 plantas resistentes à seca, num incremento ao nível da uma absorção adicional de CO2 de aproximadamente 7 toneladas por ano.

Na sua capacidade máxima, a fábrica empregará cerca de 200 pessoas na produção de mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 baterias por ano.

Os eixos elétricos vão equipar veículos pesados como o camião Nikola TRE, enquanto as caixas de transferência elétrica e baterias compactas serão instaladas em veículos comerciais ligeiros e miniautocarros, como a nova Iveco eDaily.

A adoção de tecnologias Industry 4.0 – incluindo armazéns altamente automatizados, realidade aumentada e virtual, sensores inteligentes, scanners 3D para medições ao nível de metrologia, simuladores de realidade 3D, robôs cooperativos e câmaras de imagem térmica – garantirá melhorias em termos de segurança, sustentabilidade, qualidade, produtividade e gestão logística, indica o Grupo.

“O Iveco Group estabeleceu o desafiante objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2040, dez anos antes do prazo definido no Acordo de Paris. Isto aplica-se, de igual forma, aos nossos produtos e aos locais onde trabalhamos para os produzir. A partir destas instalações fabris iremos fornecer conceitos de e-powertrain que irão complementar uma já extensa gama de motores, confirmando a nossa vontade de oferecer aos clientes os produtos e os serviços certos para ir ao encontro das suas necessidades, bem como à nossa ambição credível de liderar a corrida da eletromobilidade”, afirma Gerrit Marx, CEO do Iveco Group.

Artigo anteriorGreenVolt vai dar energia renovável às rolhas de cortiça sustentáveis da M.A.SILVA
Próximo artigoPotencial eólico marítimo português pode dar origem a cluster

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of