“Um só Uso. Um só Fim. Reciclar!” e “Muitos Usos. Sem Fim. Reutilizar!” são os motes da campanha que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) acaba de lançar para promover a reciclagem e o consumo sustentável de plásticos de uso único.

Sensibilizar os consumidores para colocar o plástico no local adequado para reciclagem e apelar à reutilização, nomeadamente recorrendo a sacos reutilizáveis para a área de frutas e legumes e de recipientes trazidos de casa para refeições em “take-away” são os objetivos centrais da campanha.

A campanha é dada a conhecer no website e no LinkedIn da APED e nas lojas ou canais próprios online das empresas associadas à iniciativa – Aldi, Auchan, DIA Minipreço, El Corte Inglés, Lidl, MC, Os Mosqueteiros, Makro, Mercadona e Pingo Doce.

Com um pendor informativo e pedagógico, a campanha pretende passar duas mensagens complementares ao consumidor.

Por um lado, um apelo para reciclar e para correta deposição das embalagens no ecoponto quando já não são necessárias, prevenindo a poluição dos solos, dos oceanos e das praias.

Através do mote “Um só Uso. Um só Fim. Reciclar!”, são apresentados exemplos de embalagens que, após a utilização, devem ser colocadas no ecoponto amarelo, como por exemplo garrafas de bebidas em plástico, embalagens de detergente, embalagens de alimentos para consumo imediato e sacos de plástico leves.

A segunda mensagem que a campanha da APED pretende passar é convidar os consumidores a trazer os seus recipientes reutilizáveis na visita aos espaços comerciais.

Comportamentos como trazer a caixa de plástico reutilizável para substituir as embalagens de plástico do take-away, levar garrafa reutilizável como alternativa às garrafas de plástico de uso único e usar sacos reutilizáveis na zona de frutas e legumes e para levar as compras comodamente para casa materializam o mote “Muitos Usos. Sem Fim. Reutilizar!”.

Para o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, “esta campanha materializa mais uma vez o compromisso do setor do Retalho e Distribuição na promoção das melhores práticas de sustentabilidade, não só na sua operação diária e na relação com fornecedores e parceiros, mas também junto dos consumidores. Com esta campanha damos um novo passo de sensibilização junto da comunidade, convidando-a a adotar comportamentos no seu dia-a-dia que podem fazer a diferença no presente e no futuro rumo à sustentabilidade”.

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