A Stellantis vai produzir em Hordain, na região norte de Hauts-de-France, os veículos comerciais ligeiros Peugeot, Citroën e Opel, numa versão alimentada a hidrogénio e equipada com tecnologia de pilha de combustível.

Estes veículos movidos a hidrogénio serão construídos na linha de produção multienergias da fábrica, que já produz diariamente as versões com motores elétrico e de combustão do “K-Zero” (nome de código para os Furgões Médios).

Inaugurada em 1994, a unidade de produção de Hordain monta veículos comerciais ligeiros e veículos de passageiros da família “K-Zero”. As instalações de Hordain empregam 2.440 pessoas em três turnos, com uma produção diária de 628 veículos. A fábrica produziu 144.650 veículos em 2021 e produziu o seu milionésimo veículo “K-Zero” no verão de 2022.

Utilizando uma plataforma reforçada a partir da carroçaria em branco, os modelos movidos a hidrogénio seguirão então para as fases habituais de pintura e montagem, na mesma linha de produção que as versões com motores de combustão e elétricos, antes de entrarem nas novas instalações de 8.000 m² que se dedicam exclusivamente aos equipamentos finais.

Uma equipa dedicada instalará o depósito, as baterias adicionais e a pilha de combustível numa linha de produção na fábrica de Hordain o que reduz para metade o tempo de ajustes em relação ao processo anterior feito em pequena escala, onde a pilha de combustível era montada em instalações-piloto em Rüsselsheim, Alemanha.

Hordain é a primeira fábrica no mundo a produzir veículos comerciais movidos a hidrogénio, elétricos e com motores de combustão

Esta industrialização dos veículos comerciais ligeiros movidos a hidrogénio – acompanhada de 10 milhões de euros em investimentos com apoio financeiro do governo francês – é uma nova etapa para a unidade de produção de Hordain, onde 43% da produção dos modelos das marcas Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall, Fiat e Toyota já está disponível em versão elétrica com zero emissões.

Os veículos “K-Zero” com pilha de combustível destinam-se a profissionais de distribuição de longa distância que necessitam de uma autonomia superior (400 km), de um tempo de carregamento o mais curto possível (3 minutos), sem comprometer a capacidade de carga (1.000 kg de carga útil).

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