Gulbenkian reflete sobre dimensões imateriais e espirituais da ecologia

0
Gulbenkian reflete sobre dimensões imateriais e espirituais da ecologia

Ecologias Imateriais decorre no Centro de Arte Moderna Gulbenkian, entre os dias 4 e 6 de novembro. A programação inclui conversas, concertos, performances, sessões de poesia e outras práticas artísticas em torno de reflexões sobre as dimensões imateriais e espirituais da ecologia.

Com a participação de profissionais de várias áreas, «Ecologias Imateriais» procura pensar as práticas extrativistas para lá do seu significado material, criando um espaço para a partilha e para a discussão de dimensões imateriais e invisibilizadas que nos permitam imaginar outros mundos.

Os curadores Alejandro Alonso Díaz e Rita Fabiana adianta, que “Ecologias Imateriais desdobra-se em torno das dimensões imateriais e espirituais da ecologia. Investigando diferentes formas de extrativismo, para lá do seu significado material, o programa foca-se na alienação interior e no empobrecimento espiritual que estes processos de extração implicam”.

Ao longo de três dias, o programa questiona as consequências do extrativismo em relação ao esgotamento da linguagem, à fadiga espiritual e ao fluxo de energias desperdiçadas ao mesmo tempo que especula sobre a possibilidade de se religar a terra e o corpo.

Reunindo diferentes disciplinas e práticas artísticas, o programa entrelaça contribuições de artistas, teóricos, poetas, cientistas e paisagistas para abordar estas dimensões imateriais enquanto condição fundamental para a compreensão das epistemologias extrativistas do presente e a sua abordagem material reducionista na imaginação de mundos e futuros diversos.

Além de uma visão crítica sobre o materialismo ecológico vigente, o programa procura criar momentos para a partilha de formas invisibilizadas de conhecimento e de relação com o mundo, baseadas em ontologias não-produtivistas, indígenas, matriarcais, queer, campesinas e orientadas para as plantas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of