A Bacardi, empresa de bebidas destiladas, anunciou que vai eliminar 140 toneladas de plástico descartável anualmente, removendo os doseadores de plástico de garrafas em circulação nos Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Porto Rico, Espanha e Portugal.

O plástico do Non-Refillable Fitment (NRF), ou doseador, é comum em toda a indústria de bebidas destiladas e atualmente é encontrado no gargalo das garrafas de várias marcas emblemáticas da empresa, entre as quais o rum Bacardi, o Martini Fiero, o gin Bombay Sapphire e o uísque escocês misturado Dewar’s White Label.

A supressão já começou e, no início do próximo ano, todas as garrafas de 1,75 litro de rum Bacardi – incluindo Superior, Gold e Coconut – nos EUA, Canadá e Porto Rico não terão o bico doseador, eliminando 76 toneladas de plástico anualmente.

Em Espanha e em Portugal, o doseador de plástico será removido de todas as marcas do portfólio da Bacardi nos próximos seis meses.

Rodolfo Nervi, vice-presidente global de Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Bacardi, disse estarem a realizar esta mudança “porque é o correto a fazer pelo planeta”. “Como uma empresa familiar há mais de 160 anos, a mudança pioneira está em nosso ADN e temos orgulho em liderar o setor ao dar mais um grande passo para alcançar o nosso compromisso de ser 100% livres de plástico até 2030”, acrescentou.

A Bacardi está a avaliar todas as formas de utilização do plástico e a explorar novos materiais que possam mais sustentáveis. Um marco importante será alcançado em 2023, quando a empresa pretende eliminar todo o plástico descartável das embalagens presente e materiais dos pontos de venda.

Rodolfo Nervi afirmou ainda que “as pessoas vão continuar a desfrutar da mesma qualidade e sabor excecionais de todo o portefólio de marcas e nós vamos continuar a nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável”.

Artigo anteriorTrês start-ups na área da Bioeconomia azul premiadas
Próximo artigoMercado nacional automóvel: como estão as vendas dos elétricos até outubro?